Sony revela detalhes do hardware do Playstation 5
Créditos: Sony / Reprodução

Sony revela detalhes do hardware do Playstation 5

Apesar do coronavírus, lançamento ainda deve ocorrer no final de 2020

Depois de a Microsoft ter tomado a dianteira ao mostrar mais informações a respeito do Xbox Series X nesta semana, chegou o momento de a Sony revelar mais detalhes sobre o Playstation 5.  Durante uma live com aproximadamente uma hora de duração, Mark Cerny, arquiteto do console, dissecou as especificações do sucessor do PS4 e apontou o salto que a “máquina” de nova geração trará quando chegar ao mercado.

Créditos: Youtube/ Reprodução

A apresentação teve muito foco na velocidade do PS5, proporcionada por seu SSD de alta velocidade (100 vezes mais rápido que o HDD do Playstation 4) combinado ao processador AMD Zen 2 octa-core a 3,5 GHz e 16 GB de RAM GDDR6. Com este combo a Sony promete acabar com as telas de loading, além de acelerar a instalação de jogos e atualizações. O console contará ainda com suporte a armazenamento expansível em SSD NVMe.

Com relação à GPU, o console será equipado com um modelo customizado baseado na tecnologia RDNA 2, também da AMD, com 10.28 teraflops de poder de processamento gráfico e 36 unidades computacionais, a 2,23 Ghz.

As especificações completas, reveladas de forma antecipada pela Sony ao Digital Foundry, podem ser conferidas abaixo.

Créditos: Eurogamer/ Reprodução

Cerny confirmou também que o Playstation 5 será retrocompatível com seu antecessor, mas não de forma nativa. Segundo o engenheiro, cerca de 100 dos jogos mais populares do PS4 rodarão no console de nova geração já em seu lançamento. Os títulos, no entanto, não foram revelados. 

Créditos: Youtube/ Reprodução

Ele explicou que a compatibilidade depende de jogo para jogo. Segundo Cerny, o objetivo é tornar a biblioteca do PS4 100% compatível com o Playstation 5.

Créditos: Youtube/ Reprodução

Continua após a publicidade

A parte sonora foi outro departamento que recebeu grande atenção. Na apresentação, Cerny relatou que o console terá suporte para centenas de fontes de áudio para oferecer uma experiência mais imersiva e de melhor qualidade. De acordo com o Digital Foundry, a Tempest Engine tem dois pilares: presença e localidade. A Sony fez centenas de testes por meio de uma técnica chamada Head-related Transfer Function (HRTF), que levou em consideração a diferente percepção de cada um dos indivíduos para chegar ao resultado ideal. 

A aparência do Playstation 5 não foi revelada. Apesar da pandemia de coronavírus, a Sony não indicou qualquer mudança na janela de lançamento do console, portanto, a chegada permanece agendada para o final de 2020.

Via: Adrenaline Fonte: Eurogamer
User img

Gabriel Tagarro

Formado em jornalismo pela Universidade Castelo Branco, é apaixonado por games desde 1994, quando ganhou um Master System. Joga de tudo um pouco, seja no PC ou no console. Ama tecnologia e escreve com prazer sobre tudo que a envolve.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.