Remédio japonês contra gripe é eficaz no tratamento de coronavírus
Créditos: John Minchillo/AP

Remédio japonês contra gripe é eficaz no tratamento de coronavírus

Autoridades chinesas elogiaram a droga chamada de Favipiravir

Autoridades chinesas fizeram críticas positivas a uma droga japonesa utilizada no tratamento de gripes. De acordo com os chineses, o medicamento, chamado Favipiravir, demonstrou eficiência no combate ao Covid-19. Cerca de 340 pacientes foram beneficiados pela substância, testada em um ensaio clínico em Wuhan e Shenzhen, algo revelado recentemente por Zhang Xinmin, do ministério de ciência e tecnologia da China. "Ele tem um alto grau de segurança e é claramente eficaz no tratamento", disse Zhang à repórteres na terça-feira.

Imagens de drone mostram rodovias
desertas perto de Milão por causa do Covid-19

Os testes separaram pacientes infectados pelo novo coronavírus em dois grupos, um deles recebeu o remédio japonês e outros receberam o tratamento padrão. Aqueles que foram tratados com o Favipiravir melhoraram após quatro dias e os que não receberam só melhoraram onze dias depois. A notícia foi dada pela emissora pública japonesa NHK.

Além disso, durante o período em que estavam doentes, 91% dos pacientes tratados com o remédio tiveram melhorias na condição pulmonar, algo confirmado por raios X. Apesar do sucesso da droga, a fabricante do produto Fujifilm Toyama Chemical não comentou as notícias. Recentemente, suas ações fecharam em alta impulsionadas pelo sucesso do medicamento.

Médicos no Japão também estão anotando os efeitos positivos do remédio em seus pacientes, no entanto, já registram algumas observações. De acordo com as experiências recentes, o Favipiravir, também conhecido por Avigan, não é tão útil em casos em que o vírus já se espalhou bastante.

Esta não é a primeira vez em que o remédio é amplamente utilizado. Em 2016, o governo japonês forneceu o Avigan como uma ajuda emergencial no combate ao surto de vírus Ebola na Guiné-Bissau. Apesar de parecer altamente efetivo contra o Covid-19, mesmo no Japão este medicamento precisa passar por aprovação do governo para ser utilizado em grande escala para a pandemia, já que ele é destinado originalmente ao tratamento de gripe.

Via: The Guardian, Pfarma
User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama. Neri também fala bastante em terceira pessoa, gosta de descontrair e está sempre nas redes sociais.

O DONO de MARTE: cientista diz ter tornado o PLANETA VERMELHO habitável; entenda

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.