Covid-19 tem origem natural, confirmam cientistas

Covid-19 tem origem natural, confirmam cientistas

Pesquisadores analisaram o genoma do vírus e não encontraram indícios de que tenha sido produzido em laboratório

De acordo com um estudo publicado na revista científica Nature Medicine, o Covid-19, novo coronavírus, não demonstra em seu genoma indícios de que foi manipulado em laboratório, teria surgido de modo natural. De acordo com o principal autor da publicação, Kristian Andersen, a sequência do genoma analisada não apresenta irregularidades para a classe viral dos coronavírus, podendo ser possível afirmar com certeza de que surgiu de processos naturais.

Taiwan consegue conter surto
de Coronavírus com medidas de proteção

De acordo com os cientistas envolvidos na pesquisa, se alguém estivesse tentando projetar um novo coronavírus como patógeno, ele o teria construído a partir da espinha dorsal de um vírus conhecido por causar doenças. Também foram encontradas evidências que mostram semelhanças na estrutura do Covid-19 e outros coronavírus presentes em morcegos e pangolins, o que reforça a afirmação dos especialistas.

Não é a primeira vez que um coronavírus causa preocupação em escala mundial, em 2003 uma mutação surgiu na China, o que resultou em uma epidemia de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). Já em 2012, um surto aconteceu na Arábia Saudita, com a doença que ficou conhecida como Síndrome Respiratória no Oriente Médio (MERS).

17/03/2020 às 21:52
Notícia

Imagens de drone mostram rodovias desertas perto de Milão por...

País é um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus

A epidemia que vivemos agora teve início em dezembro do ano passado, sendo que as as autoridades chinesas fizeram o alerta à Organização Mundial de Saúde no dia 31 de dezembro. A nomenclatura científica para a doença causada pelo vírus foi definida por SARS-CoV-2.

Os casos de pessoas infectadas pelo Covid-19 continuam a surgir, atualmente há o registro de 8894 mortos, com cerca de 216094 registros de pessoas infectadas. No Brasil, de acordo com as estatísticas compartilhadas em tempo real, já foram registradas três mortes para os 382 infectados e apenas duas pessoas totalmente recuperadas. As três vítimas fatais do vírus aqui no país tinham mais de 60 anos. Além disso, de acordo com o secretário estadual de Saúde paulista, José Henrique Germann, 20% dos pacientes registrados com coronavírus em SP estão em estado grave na UTI.

Via: EurekAlert Fonte: Nature Medicine

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.