Taiwan consegue conter surto de Coronavírus com medidas de proteção
Créditos: Ann Wang/ Reuters

Taiwan consegue conter surto de Coronavírus com medidas de proteção

A ilha à 180km da costa leste da China possui apenas 47 casos de coronavírus e uma morte

Com os novos casos de Covid-19 (Chamado popularmente de Coronavírus) no Brasil há muitas discussões sobre as medidas de isolamento. Essa atitude é inspirada em países que poderiam ter tido um surto muito maior da doença, caso não tivessem investido em prevenção. Um dos maiores exemplos é Taiwan. A ilha, localizada à 180km a leste da China, registrou apenas 47 pacientes diagnosticados com a doença, com uma morte. 

As medidas adotadas foram eficientes, antes mesmo de se confirmar qualquer caso na província. Assim que a doença começou a contaminar muitos chineses, o país já se preparou para monitorar todos os voos vindos de Wuhan, epicentro do Coronavírus. Qualquer pessoa vinda de cidades com o surto tinham o seu histórico médico controlado.

18/02/2020 às 12:00
Artigo

Entenda o que é o Coronavírus e como ele pode afetar a indúst...

Empresas estão parando temporariamente sua produção para conter o vírus

Já nos aeroportos eram feitas triagens rápidas, para certificar que os passageiros não apresentassem febre, que é um dos principais sintomas da doença. Os que tivessem qualquer sinal de estar com o Coronavírus, mesmo que tivessem um histórico médico perfeito, eram imediatamente isolados.

No dia 1º de janeiro diversos médicos taiwaneses embarcaram para China para entender o comportamento do vírus, além de aprender com os profissionais de saúde que já estavam tratando a doença. Quando retornaram para o seu país já foi possível ter uma visão geral do Covid-19, o modo como ele se comporta, além dos tratamentos que podiam ser aplicados.

O governo também orientou para que as crianças que tivessem qualquer sintoma de gripe não fossem a escola, a fim de conter a propagação. Também informando que não era para deixá-las aos cuidados dos avós, já que os idosos são o principal grupo de risco. Outra atitude foi orientar os adultos que apresentassem febre e dificuldade para respirar para se isolar. O cuidado era redobrado para quem teve contato com cidadãos vindos da China.

Mesmo que parecesse exagerado, se as medidas não fossem tomadas, certamente a disseminação da doença seria muito maior. É comum que cidadãos de Taiwan se consolidem em empregos na China e voltem constantemente para a sua terra natal para visitar familiares. Mesmo que as pessoas que vivam na China não sejam grupo de risco, elas poderiam trazer o vírus para a ilha, contaminando os demais.

17/03/2020 às 12:28
Notícia

Covid-19: mapa em tempo real mostra estatísticas do vírus no ...

Há mais de 100 mil infectados no globo e o número de mortos pela doença já passa de 7 mil

Atualmente Taiwan possui mais de 23 milhões de habitantes. Com os 47 infectados, isso indica que a doença chegou a 0,0002% da população. Por esse motivo, as atitudes tomadas pelo governo estão sendo levadas como exemplo para diversas outras partes do mundo, inclusive o Brasil.

Lembramos que o indicado é manter as mãos constantemente higienizadas, evitando contato com o rosto. Se mantenha em casa o máximo possível, evite ir para ambientes fechados com muitas pessoas ou com aglomerações.

Via: Exame
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Resultados de testes do COVID-19 também serão entregues via smartphone

Resultados de testes do COVID-19 também serão entregues via smartphone

Ministério da Saúde está investindo no aplicativo Coronavírus-SUS, que tem atendimento automático, informações verificadas, alertas de surtos e mais


Mapa térmico de deslocamento mostra a importância do isolamento social, mas e a sua privacidade!?

Mapa térmico de deslocamento mostra a importância do isolamento social, mas e a sua privacidade!?

Mapeamento de celulares mostra deslocamento social e colocam em cheque privacidade + [email protected]


Quarentena em todo o mundo muda movimentação da crosta terrestre

Quarentena em todo o mundo muda movimentação da crosta terrestre

Geocientistas se aproveitam de diminuição do ruído sísmico para coletar dados mais precisos


Download de jogos mobile cresce 30% durante quarentena do Covid-19

Download de jogos mobile cresce 30% durante quarentena do Covid-19

Apenas no mês de março, foram baixados mais games para celulares do que no Q4 de 2019


Imagens capturadas com drones mostram cidades do mundo todo em quarentena

Imagens capturadas com drones mostram cidades do mundo todo em quarentena

Rodovias, ruas e praças antes extremamente movimentadas estão vazias