A Samsung anunciou que vai encerrar um de seus recursos no próximo dia 27 de março, mas não se alarme - é um que você provavelmente nunca usou. O PlayGalaxy Link era um serviço de streaming de jogos da sul-coreana que nunca chegou a sair de sua fase de testes, conhecida como "beta".
O serviço apareceu pela primeira vez no ano passado como resultado de uma parceria entre Microsoft e Samsung. A ideia do PlayGalaxy Link era permitir você jogar os games de seu PC no seu celular, através do streaming. Explicando de maneira geral, o PC ficaria encarregado de realmente rodar o jogo e mandar as imagens para seu smartphone, onde você ia jogar o game. Num primeiro momento o serviço foi anunciado em fase de testes apenas para o Galaxy Note 10 e Note 10+, mas agora, em vez de dar o próximo passo no desenvolvimento, ele vai ser encerrado de uma vez.
PlayGalaxy Link, o streaming de games do PC para o Note 10, d...
Parceria entre Samsung e Microsoft vai permitir rodar o jogo no seu PC e jogar no smartphone
A Samsung não entrou em detalhes sobre o cancelamento, citando apenas "mudanças nas políticas internas", segundo o Engadget. O próprio site aponta um motivo que faz mais sentido: a empresa sul-coreana mantém sua parceria com a Microsoft na criação de algum outro serviço de streaming que ainda não foi mostrado, então não faria sentido ter recursos redundantes.
O cenário de streaming de jogos está ficando mais competitivo em alta velocidade. O serviço ainda nem pode ser considerado popular, muito menos é compatível com a infraestrutura da internet em vários países - Brasil inclusive - mas nenhuma empresa de tecnologia quer ficar pra trás nessa tendência que parece cada vez mais inevitável. Para uma companhia como a Samsung, que não tem tradição no mundo dos games, faz bem mais sentido apostar no nome da Microsoft aproveitando sua parceria do que criar algo próprio "do zero". Para competir com gigantes como a própria Google, que tem o Stadia, e empresas mais tradicionais para os gamers, como a Nvidia, que tem o GeForce Now, é mais natural aproveitar a popularidade que a Microsoft já está promovendo com sua plataforma xCloud e talvez criar um derivado a partir daí.
Fonte: Engadget