Próximo DJI Mavic a ser lançado em 2020 deve ser o drone mais seguro do mercado

Próximo DJI Mavic a ser lançado em 2020 deve ser o drone mais seguro do mercado

O drone deverá ser o primeiro equipado com sistema ADS-B, que identifica outras aeronaves

O próximo Mavic da DJI deve ser o drone mais seguro do mundo. Além de algumas imagens, as primeiras especificações do drone começaram a vazar. O que tornará ele o mais seguro é que a DJI anunciou que todos os drones acima de 250 gramas lançados a partir do dia 1 de janeiro de 2020 trarão a tecnologia AirSense que vai capturar sinais ADS-B. Essa tecnologia permite a identificação de aeronaves como helicópteros e aviões, emitindo um aviso para o piloto dentro de um cenário de tempo capaz de ser tomada alguma ação manual ou mesmo automática para evitar um possível acidente.

14/03/2020 às 18:37
Notícia

Novo drone da linha Mavic da DJI pode custar $799 e trazer te...

Novo modelo deve trazer características do Mavic 2 por metade do preço

Desde o começo de março foram registradas algumas imagens de um novo drone da linha Mavic. No princípio, as especulações indicavam que seria o Mavic Air 2, porém algumas características como tamanho geram dúvidas sobre esse perfil de drone, já que aparentemente através de uma das fotos mostrando a pessoa segurando o drone na mão, é possível notar que o tamanho está bem mais próximo dos Mavic 2. Em se tratando de tecnologias que ele traria, o primeiro destaque seria o OcuSync 2.0 (veja explicação no final do post), algo que o aproximaria do Mavic 2 novamente, por enquanto única linha para consumidores que traz essa tecnologia.

Considerando que o drone tem mais de 250 gramas, o que parece sem bastante lógico, além da tecnologia ADS-B - que identifica aviões e outras aeronaves, emitindo um aviso para quem está no controle do drone -, ele também deve ser equipado com prevenção de obstáculos em 360 graus.

O que se espera do próximo Mavic?

Antes de começar a listar as possíveis características, é importante deixar claro que as informações ainda são especulações. Elas são baseadas nas imagens de vazamento e comparações com outros modelos semelhantes desenvolvidos pela DJI, além de anúncios anteriores da empresa. Apesar disso, ainda não há confirmações oficiais.

É esperado que o drone tenha um tamanho entre o Mavic Air e o Mavic 2. Ou seja, maior que o Air, mas ainda assim menor e mais leve que o Mavic 2. Não apenas no tamanho, como também no design, o novo equipamento deve ser mais robusto que o Air, mas com algumas economias em relação ao Mavic 2, simplificando algumas partes. As imagens mostram que ele será semelhante ao Mavic 2 Pro e Mavic Zoom.

Continua após a publicidade

Naturalmente o próximo Mavic deve ter um gimbal e uma câmera estabilizados em 3 eixos. Ele deve ser capaz de gravar vídeos em 4K, muito provavelmente o primeiro da linha a suportar gravações 4K em 60FPS. As especulações indicam que ele terá uma qualidade de câmera superior ao Mavic Zoom, mas sem a opção de zoom óptico. É esperado que a qualidade seja melhor que o Mavic Air original, que grava em 4K 30FPS a 100 Mbps. 

10/03/2020 às 18:04
Notícia

Será esse o Mavic Air 2? Veja fotos vazadas de novo drone da DJI

Rumores indicam que novo modelo deve ser lançado em abril desse ano

O hardware da câmera e gimbal parece ser o mesmo usado com o DJI Mavic 2 Pro, mas com algumas reduções de tamanho. Assim como o Mavic Air original, o próximo Mavic deve ser equipado com vários recursos especiais, como panoramas de esferas de 32MP, fotos HDR, QuickShots, ActiveTrack e controle de gestos. É possível que a DJI tenha feito atualizações nessas funções, deixando ainda melhor para o seu próximo drone.

As conexões também devem ter sido revistas. É esperado que o novo Mavic tenha uma conexão Wi-Fi mais forte, com maior alcance, comparado ao Mavic Air original. Ele também pode até ter Lightbridge e Ocusync 2.0*, que indicaria conexão a rádio entre controle e drone como a linha Mavic 2 e não Wi-Fi como os modelos Mavic Air e Mavic Mini. Lembramos que conexões via frequências de rádio permitem maior distância de controle. O drone deve trazer novos motores, adereços e ESCs. É estimado que ele consiga ter um tempo de voo de cerca de 30 minutos ou mais.

AirSense - Sinais ADS-B

Apesar de todas essas funções listadas acima, o destaque deve ficar pelos sistemas de segurança que o drone será equipado. Como já colocamos, é muito provável que a DJI traga os recursos de prevenção de obstáculos de 360 graus, mas principalmente a tecnologia chamada AirSense com módulos ADS-B In. Isso vai fazer dele o drone mais seguro do mercado atualmente, já que será o primeiro do mercado para consumidores não corporativos a trazer um sistema de detecção de aeronaves como helicópteros e aviões, e isso certamente trará uma grande evolução no quesito segurança.

Temos um artigo bem completo explicando a tecnologia AirSense da DJI que você pode conferir através desse link.

* OcuSync 2 é uma tecnologia de conexão entre controle e drone. A tecnologia consiste em várias especificações, mas especialmente na distância de controle e qualidade da imagem enviada pelo drone ao controle e consequentemente smartphone/tablet utilizado. Por enquanto apenas os modelos Mavic 2 trazem suporte ao OcuSync 2, e para alcançar os 8km de distância de controle e resolução de 1080p a conexão entre drone e controle se dá por frequências de rádio, já modelos como Mavic Air e Mavic Mini suportam apenas o OcuSync de primeira geração com distância de controle bem inferior, 4km, além de resolução de 720p, talvez pelo fato da conexão entre drone e controle ser feita via Wi-Fi, que tem limitações maiores quando comparado a rádio.

Via: DroneDJ
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.