O aplicativo 99, para motoristas particular ou táxi, está liberando a função de bloquear motoristas e passageiros. Caso alguma das pessoas se sinta desconfortável, será possível nunca mais estar em uma corrida juntos. Assim, o aplicativo identifica automaticamente e vai direcionar a viagem para outro lugar. A atualização vai começar a ser distribuída hoje, dia 16 de março.
O próprio aplicativo já avisa que qualquer situação de desconforto deve ser relatada. Isso ajuda a identificar casos, permitindo que as situações não voltem a ocorrer. Caso aconteça ameaças, assédios, piadas de mal gosto, falas que deixem inseguro, isso deve gerar uma denúncia.
Esse recurso é uma função extra para que qualquer um dos lados (passageiro ou motorista) possa evitar mais constrangimentos. Não será enviada nenhuma notificação avisando que a pessoa foi bloqueada. O app emite um aviso dizendo que "você não receberá mais corridas desse motorista" ou "você não receberá corridas desse passageiro".
Para ativar a função é necessário que a corrida tenha sido terminada. Imediatamente depois que o trajeto for concluído, o app vai para a página "dar uma gorjeta ao motorista". Logo abaixo, está a opção "Bloquear esse motorista", basta clicar na opção em laranja e depois em 'enviar'.
Depois disso virá outra página dizendo que não terá mais corridas com a pessoa e também lembrando que na aba 'Ajuda' é possível reportar casos de insegurança. Clicando em 'Confirmar' você se assegura que não terá mais corridas com a pessoa.
Além de usar o sistema de ajuda do aplicativo, para casos mais graves é válido fazer uma denúncia formal para a polícia. Para reportar situações desagradáveis também é possível entrar em contato pelo telefone 0300 3132 421. É importante que informações básicas como placa, modelo e tipo do carro, além do nome do motorista esteja gravado. Para casos de motoristas agredidos, detalhes sobre a corrida e nome dos passageiros são importantes para a identificação.
Via: Gizmodo