Microsoft revela detalhes de hardware e construção do Xbox Series X!
Créditos: XboxWire | Pinterest

Microsoft revela detalhes de hardware e construção do Xbox Series X!

De acordo com a empresa, este é o "Xbox mais rápido e poderoso de todos"

Muitos estavam esperando por isso, e hoje (16), a Microsoft revelou todos os detalhes sobre o hardware do Xbox Series X.  De acordo com as informações, a equipe de desenvolvimento do console da próxima geração teve que criar o "Xbox mais rápido e poderoso de todos" para alcançar seus objetivos. E, segundo o Digital Foundry, o Series X possui mais que o dobro da potência do Xbox One X na prática.

De acordo com a tabela acima, divulgada pela própria Microsoft, o Xbox Series X contará com um processador (CPU) de oito núcleos que operam em até 3,8 GHz - ou em 3,6 GHz com a tecnologia Simultaneous Multithreading (SMT), que ajuda a melhorar a utilização dos recursos fornecidos pelas arquiteturas atuais de processadores. 

13/03/2020 às 15:15
Notícia

Build, maior evento da Microsoft, será transmitido online em ...

Serão apresentadas novidades sobre o Surface Duo e o Windows X

A CPU do console será baseado na arquitetura Zen 2, da AMD, e a Microsoft está prometendo uma melhoria de 4x na taxa de transferência de núcleo único e geral sobre o Xbox One X. 

Já na parte gráfica, o console terá uma placa de vídeo baseada na tecnologia RDNA 2, também da AMD, e trará suporte a Ray Tracing, que simula principalmente o comportamento da luz de forma mais realista e com mais precisão. A promessa é que o novo Xbox pode entregar jogos em resolução  4K e 60 quadros por segundo (fps), ou ainda gameplays em até 120 fps com outras resoluções. 

Segundo a Microsoft, os componentes serão feitos em 7 nanômetros. O SoC (Sistema em Chip), especificamente, será fabricado com uma versão aprimorada do processo de 7nm da TSMC.

Sobre memória, o Xbox Series X chegará ao mercado com 16 GB de memória RAM no padrão GDDR6 320-bit, com memory bus de 320 MB.  O memory bus é o caminho que uma GPU (placa de vídeo) usa para acessar a memória que ela possui. Ele trabalha com a velocidade do clock da memória para delimitar quanto de memória pode ser acessada por segundo.

O conjunto terá 10 GB com largura de banda de 560 GB/s e 6 GB operando com 336 GB/s. Além disso, os jogadores também poderão contar com um SSD de 1TB no padrão NVMe, que, assim como o SoC do console, conta com uma tecnologia customizada.

E, por fim, também existirão algumas possibilidades de expandir a memória do console. Como destaque, temos o suporte para um "cartão de memória" proprietário que o console terá - o dispositivo foi desenvolvido em parceria com a Seagate e usa tecnologia SSD, permitindo introduzir até 1TB a mais. Os usuários também poderão usar dispositivos no padrão USB 3.2 para realizar essa expansão.

O Xbox Series X promete taxas de transferência de até 4.8 GB/s, que serão muito bem-vindas para deixar o sistema e o carregamento de jogos mais rápidos. E uma das (várias) melhorias de software que se deve destacar é o Quick Resume, que permitirá continuar jogos de onde o jogador parou de forma instantânea.

Você pode encontrar mais detalhes sobre as especificações do Xbox Series X na publicações oficial da Xbox ou no Digital Foundry, que fez uma análise completa do hardware do produto .

Se tudo correr como o planejado, o lançamento do novo Xbox deve acontecer no final deste ano. Outra novidade com relação a isso é que o jogo Gears 5 terá uma versão otimizada para Xbox Series X disponível no lançamento do console, e que os jogadores receberão de graça se possuirem a versão para Xbox One. 

Via: Adrenaline
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Arkade Games lança arma para acoplar no celular e jogar FPS

Arkade Games lança arma para acoplar no celular e jogar FPS

Dispositivo Arkade Blaster conta com modos para jogar em pé ou sentado


Evento de Fullmetal Alchemist  já está disponível no RPG mobile Final Fantasy Brave Exvius!

Evento de Fullmetal Alchemist já está disponível no RPG mobile Final Fantasy Brave Exvius!

Os jogadores poderão invocar os personagens principais até 8 de abril


Microsoft interromperá as atualizações opcionais do Windows 10 em maio

Microsoft interromperá as atualizações opcionais do Windows 10 em maio

Mudança será implementada por causa do surto de Coronavírus (COVID-19)


Atualização cumulativa KB4541335 do Windows 10 chega às versões 1903 e 1909

Atualização cumulativa KB4541335 do Windows 10 chega às versões 1903 e 1909

Novo update é o último opcional a ser lançado antes de pausa forçada pela pandemia do Covid-19


Gwent, jogo de cartas de The Witcher 3, chega de graça ao Android

Gwent, jogo de cartas de The Witcher 3, chega de graça ao Android

O spin-off do aclamado RPG da CD Projekt Red também já pode ser baixado no iOS