Microsoft revela detalhes de hardware e construção do Xbox Series X!
Créditos: XboxWire | Pinterest

Microsoft revela detalhes de hardware e construção do Xbox Series X!

De acordo com a empresa, este é o "Xbox mais rápido e poderoso de todos"

Muitos estavam esperando por isso, e hoje (16), a Microsoft revelou todos os detalhes sobre o hardware do Xbox Series X.  De acordo com as informações, a equipe de desenvolvimento do console da próxima geração teve que criar o "Xbox mais rápido e poderoso de todos" para alcançar seus objetivos. E, segundo o Digital Foundry, o Series X possui mais que o dobro da potência do Xbox One X na prática.

De acordo com a tabela acima, divulgada pela própria Microsoft, o Xbox Series X contará com um processador (CPU) de oito núcleos que operam em até 3,8 GHz - ou em 3,6 GHz com a tecnologia Simultaneous Multithreading (SMT), que ajuda a melhorar a utilização dos recursos fornecidos pelas arquiteturas atuais de processadores. 

13/03/2020 às 15:15
Notícia

Build, maior evento da Microsoft, será transmitido online em ...

Serão apresentadas novidades sobre o Surface Duo e o Windows X

A CPU do console será baseado na arquitetura Zen 2, da AMD, e a Microsoft está prometendo uma melhoria de 4x na taxa de transferência de núcleo único e geral sobre o Xbox One X. 

Já na parte gráfica, o console terá uma placa de vídeo baseada na tecnologia RDNA 2, também da AMD, e trará suporte a Ray Tracing, que simula principalmente o comportamento da luz de forma mais realista e com mais precisão. A promessa é que o novo Xbox pode entregar jogos em resolução  4K e 60 quadros por segundo (fps), ou ainda gameplays em até 120 fps com outras resoluções. 

Continua após a publicidade

Segundo a Microsoft, os componentes serão feitos em 7 nanômetros. O SoC (Sistema em Chip), especificamente, será fabricado com uma versão aprimorada do processo de 7nm da TSMC.

Sobre memória, o Xbox Series X chegará ao mercado com 16 GB de memória RAM no padrão GDDR6 320-bit, com memory bus de 320 MB.  O memory bus é o caminho que uma GPU (placa de vídeo) usa para acessar a memória que ela possui. Ele trabalha com a velocidade do clock da memória para delimitar quanto de memória pode ser acessada por segundo.

O conjunto terá 10 GB com largura de banda de 560 GB/s e 6 GB operando com 336 GB/s. Além disso, os jogadores também poderão contar com um SSD de 1TB no padrão NVMe, que, assim como o SoC do console, conta com uma tecnologia customizada.

E, por fim, também existirão algumas possibilidades de expandir a memória do console. Como destaque, temos o suporte para um "cartão de memória" proprietário que o console terá - o dispositivo foi desenvolvido em parceria com a Seagate e usa tecnologia SSD, permitindo introduzir até 1TB a mais. Os usuários também poderão usar dispositivos no padrão USB 3.2 para realizar essa expansão.

O Xbox Series X promete taxas de transferência de até 4.8 GB/s, que serão muito bem-vindas para deixar o sistema e o carregamento de jogos mais rápidos. E uma das (várias) melhorias de software que se deve destacar é o Quick Resume, que permitirá continuar jogos de onde o jogador parou de forma instantânea.

Continua após a publicidade

Você pode encontrar mais detalhes sobre as especificações do Xbox Series X na publicações oficial da Xbox ou no Digital Foundry, que fez uma análise completa do hardware do produto .

Se tudo correr como o planejado, o lançamento do novo Xbox deve acontecer no final deste ano. Outra novidade com relação a isso é que o jogo Gears 5 terá uma versão otimizada para Xbox Series X disponível no lançamento do console, e que os jogadores receberão de graça se possuirem a versão para Xbox One. 

Via: Adrenaline
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

MAVIC AIR 2 - Uma análise de DRONE no PARAÍSO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.