O Ministério da Saúde lançou um aplicativo chamado "Coronavírus - SUS", que chega para trazer informações para os usuários de dispositivos Android e iOS sobre a pandemia do Covid-19. Um dos principais objetivos do app é se tornar uma fonte de notícias oficiais e confiáveis sobre o vírus, que tem sido alvo de fake news em todo o mundo.
YouTube volta a monetizar vídeos sobre novo coronavírus
Plataforma afirmou que recurso ficará disponível a um número limitado de canais e parceiros de notícias
O órgão governamental está até disponibilizando um número de WhatsApp para quem desejar verificar se determinadas informações são falsas ou verdadeiras. Os usuários podem enviar gratuitamente mensagens, imagens e textos para (61) 99289-4640 ver se o que está sendo compartilhado é fake news.
Apple App Store: Coronavírus - SUS
"A fim de facilitar o acesso a informações sobre o Coronavírus Covid-19 e combater a propagação de notícias falsas, o Ministério da Saúde desenvolveu aplicativos com dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e até uma lista de notícias falsas que foram disseminadas sobre o assunto".
Comunicado oficial do Ministério da Saúde
Google Play Store: Coronavírus - SUS
Fonte: Ministério da Saúde
Ao abrir o aplicativo, o usuário se depara com uma mensagem de boas-vindas, logo antes de perguntar se você está se sentindo bem ou mal. Caso diga que está se sentindo bem, o aplicativo vai trazer dicas de como evitar o contágio. Se disser que está se sentindo mal, você entrará numa triagem para saber se existe a chance de você ter sido infectado.
Há também uma página de dicas com informações sobre tratamentos, sintomas e sobre a própria classe de Coronavírus – que inclui outros organismos além do Covid-19. Para completar, há uma aba de notícias com uma série de pequenos textos sobre a doença.
"Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61) 99289-4640".
Comunicado oficial do Ministério da Saúde