O famoso YouTuber JerryRigEverything publicou um vídeo onde desmonta o smartphone topo de linha Samsung Galaxy S20 Ultra e mostra como são todos os seus componentes por dentro. Talvez a parte mais interessante da produção seja aquela onde ele tira cada componente da inovadora câmera de periscópio do dispositivo e mostra como ela é por dentro.
Xiaomi Mi Note 10 resiste a arranhões e queimaduras em teste ...
JerryRigEverything se surpreendeu com a resistência do smartphone
Afinal, esse é o grande destaque do dispositivo, pois ele oferece 10x de zoom óptico híbrido (sem perda de qualidade) e até 100x de aproximação híbrida. Em conjunto com esse sistema está um sensor de 48MP com estabilização óptica (OIS) e abertura f/3.5.
Todas as quatro câmeras do dispositivo ficam posicionadas num abrigo de metal que as mantêm fixas em suas posições, permitindo que elas fiquem alinhadas e sejam usadas em conjunto pelo software do dispositivo. Para ver a câmera de zoom por dentro, o apresentador Jerry teve que arrancá-la desse abrigo.
Ao abri-la, é possível ver um mecanismo de zoom físico, que inclusive é o responsável pelos barulhos que se ouvem ao balançar o dispositivo. O sensor fica de maneira perpendicular à lente, como se fosse o periscópio de um submarino. A câmera possui bobinas eletromagnéticas de cobre para controlar a sua estabilização óptica.
A câmera principal do Galaxy S20 Ultra possui 108MP e também traz estabilização óptica, funcionalidade que contribui para melhores fotos em condições de baixa luz. Há também uma lente ultra-grande angular com sensor de 12MP e a capacidade de gravar vídeos com maior estabilidade.
Para completar, há um sensor do tipo Time-of-Flight (ToF) de 0,3MP que é usado exclusivamente para medir a profundidade. Ele se destaca por permitir o uso de aplicativos de Realidade Aumentada com uma precisão ainda maior do que normalmente se vê.
Uma crítica que ficou ao smartphone é a dificuldade para remover seu painel traseiro de vidro, que está colado com mais força do que é normal. Outra peça que está presa de maneira desnecessariamente excessiva ao dispositivo é a bateria – que tem uma quantidade de cola muito acima do normal, o que chega a ser perigoso.