Google estaria usando soberania do Android para prejudicar Fire Stick TV da Amazon
Créditos: Android Central

Google estaria usando soberania do Android para prejudicar Fire Stick TV da Amazon

A empresa estaria impedindo fabricantes parceiras de dar suporte para ambos os sistemas

A Google e a Amazon possuem uma richa no mercado de aparelhos de streaming, e a empresa da Alphabet estaria utilizando uma de suas maiores armas para bater a rival: a soberania do Android. De acordo com fontes que conversaram com o site Protocol, a companhia estaria utilizando as regras do sistema operacional para impedir que fabricantes parceiras deem suporte para o Fire Stick TV, dispositivo da companhia de Jeff Bezos que concorre no mercado de Smart TVs.

De acordo com o site, as diretrizes de uso do Android, não somente a versão usada em TVs, contém uma regra chamada "Compromisso de compatibilidade com o Android', que impede as empresas de darem suporte para edições "bifurcadas" do sistema - baseadas no SO de código aberto da Google, mas que constroem um novo ecossistema. A proibição, que visa evitar fragmentação do software, gera problema para o Fire Stick TV, que utiliza uma solução baseada no Android.

(Imagem: Amazon/Divulgação)

Com isso, fabricantes que fecham parceria com a Google estariam impedidas de desenvolver e dar suporte para o aparelho de streaming da Amazon. Um detalhe ressaltado pelo Protocol é que a diretriz vale até para a versão móvel do Android, que é o sistema operacional de celular mais popular do mundo. 

24/07/2019 às 15:00
Notícia

O Google Chromecast está fazendo 6 anos!

Hoje, o dispositivo lançado em 2013 permite fazer streaming de vídeos Full HD em até 60fps

Assim, empresas como a Sony, que utiliza o Android em seus smartphones e também em suas Smart TVs, não teriam permissão para dar suporte ao Fire Stick TV. De acordo com o Protocol, a violação da regra pode ter consequências severas, incluindo perda de acesso aos serviços da Google, como a Play Store. 

Para não sofrer como a Amazon, as empresas que querem ganhar compatibilidade com o Android costumam desenvolver sistemas que não são baseados no SO, como é o caso da Roku. LG e Samsung, que tem bastante força no mercado de Smart TVs, conseguem também driblar as restrições da Google porque possuem sistemas operacionais próprios para seus televisores.

As acusações publicadas pelo Protocol marcam apenas mais um capítulo da briga entre Amazon e Google no mercado de Smart TVs, e a tendência é que o cenário fique ainda mais competitivo durante os próximos anos. Segundo rumores, a empresa da Alphabet está preparando o lançamento de um novo Chromecast Ultra com sistema operacional Android TV, o que tornaria a solução similar ao Fire Stick TV. Resta agora esperar para ver se as especulações se tornam realidade.

Fonte: Protocol
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

TUTORIAL: Como escolher um celular? Entenda melhor as características do seu smartphone!

TUTORIAL: Como escolher um celular? Entenda melhor as características do seu smartphone!

Ajudamos a galera a entender melhor o que significa cada característica do celular


Serviço de streaming Huawei Video chega no México, Colômbia e Chile

Serviço de streaming Huawei Video chega no México, Colômbia e Chile

Chegada no Brasil ainda não tem data confirmada


Mi 10 Vs. Mi Note 10: quais as diferenças entre os dois smartphones da Xiaomi?

Mi 10 Vs. Mi Note 10: quais as diferenças entre os dois smartphones da Xiaomi?

Fizemos considerações sobre as principais características de cada um dos smartphones


Samsung Galaxy Note 20+ pode vir com Snapdragon 865+, indica rumor

Samsung Galaxy Note 20+ pode vir com Snapdragon 865+, indica rumor

Benchmark do celular no Geekbench mostra que ele virá com um processador de maior desempenho


YouTube começa a testar o Shorts, novo rival do TikTok

YouTube começa a testar o Shorts, novo rival do TikTok

A novidade começou a chegar para alguns usuários do aplicativo