Hackers estão usando softwares rastreadores do coronavírus para roubar dados
Créditos: John Hopkins University

Hackers estão usando softwares rastreadores do coronavírus para roubar dados

Mais de 50% dos domínios relacionados ao COVID-19 foram desenvolvidos para instalar malwares

A OMS declarou ontem, dia 11, que o coronavírus se tornou uma pandemia. Nesse contexto, muitas pessoas ficam preocupadas e buscam saber a quantas anda a expansão do vírus, isso através de rastreadores em tempo real que foram disponibilizados na rede. No entanto, hackers também estão usando esses programas para seus próprios objetivos: roubar dados.

10/03/2020 às 14:10
Notícia

Embarques de celulares da China caíram 54% em fevereiro por c...

A Apple vendeu menos de 500 mil iPhones nesse período, representando uma queda de 61%

O pesquisador de segurança Shai Alfasi, da Reason Labs, descobriu  algumas atividades maliciosas por trás desses mapas globais e, segundo ele, os hackers estão usando esse gancho do coronavírus para entrar nos computadores alheios e roubar senhas, nomes, informações de cartão de crédito e variantes disso. A Check Point, outra companhia de pesquisa em segurança, também revelou que mais de 50% dos domínios relacionados ao COVID-19 foram desenvolvidos para instalar malwares maliciosos nos PCs.

Entenda o que é o Coronavírus e como ele pode afetar a indústria de tecnologia

Alfasi explica que essas invasões acontecem através de softwares - método conhecido como AZORult. Vários desses rastreadores exigem a instalação de softwares para "manter a expansão do vírus atualizada em tempo real". Com eles, vem outros malwares que são introduzidos nos computadores das vítimas.

Continua após a publicidade

Informar-se sobre o coronavírus é certamente muito importante nesse momento, mas não podemos deixar a segurança de lado. A dica é utilizar apenas fontes e programas verificados e não instalar nada que pareça suspeito. Por exemplo, essa é a página interativa oficial da John Hopkins University para rastrear o coronavírus.

Via: Tweak Town
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Os novos SMARTPHONES da LG: K52, K62 e K62+ | Unboxing

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.