Superlua vai poder ser observada a partir das 14h no Brasil
Créditos: NASA

Superlua vai poder ser observada a partir das 14h no Brasil

O fenômeno acontece quando a Lua está mais próxima da Terra

A Nasa fez uma publicação informando que hoje, dia 9 de março de 2020, vai acontecer o fenômeno Superlua. Isso quer dizer que será possível observar a lua cheia mais claramente. Segundo pesquisas, é possível ver a lua cerca de 5,5% maior e 11,3% mais brilhante, comparada à uma lua cheia média. Isso acontece pelo fato da lua cheia estar próxima ao seu Perigeu (ponto de órbita que ele fica mais próximo de outro astro, nesse caso, a Terra).

Publicação original Nasa
O que é Superlua? Explicação Nasa

Segundo os dados divulgados pela Nasa, o melhor momento para observar a lua será às 23h31. A lua vai estar completamente cheia às 14h48, no Brasil. Desde o seu nascer vai ser possível observá-la "mais de perto". O tamanho dela ficará maior e ela também estará mais brilhante. Isso vai acontecer pelos próximos três dias, encerrando na quarta-feira. Para entendermos melhor, a Nasa divulgou uma imagem da lua nascendo no horizonte e em seu ápice, em fotos delas lado a lado.

As fotos foram captadas no dia 13 de novembro de 2016. A primeira imagem mostra a lua ainda no horizonte, enquanto a segunda está em seu ápice. Seguindo as linhas azuis, traçadas posteriormente em editores de imagem, é possível perceber que a segunda lua é pouco maior que a primeira. Essa é a diferença em observá-la em seu ápice. 

A Nasa estima que durante o perigeu a lua fica 363.300 km da Terra. Esse é o ponto mais próximo que ela chega durante a sua rotação elíptica. Quando isso ocorre em épocas de lua cheia, o fenômeno é chamado de Superlua. 

Esse é momento em que todo mundo pega o seu smartphone para tirar uma foto. O que acontece - pelo menos para a maioria das pessoas -, é ter como resultado uma bola de luz, que pouco se difere de um poste. A indústria já está avançando na qualidade de fotos de longa distância, principalmente da lua, trazendo opções de aparelhos com zoom híbrido de 10x ou mais. É o que ocorre com o Huawei P30 Pro, por exemplo. Para conferir os resultados das imagens de uma lua cheia normal, registrada pelo aparelho, veja a publicação abaixo:

06/03/2020 às 11:29
Notícia

Galaxy S20 Ultra: veja como funciona sua incrível câmera 108M...

iFixit desmontou o novo smartphone da Samsung, que recebeu nota 3 em reparabilidade

Além do P30 Pro, outras empresas também estão equipando os seus smartphones para terem cada vez mais qualidade nesse tipo de foto. Para isso, além de usar lentes de alta qualidade, também se investe no pós processamento. Assim, o aparelho consegue filtrar o excesso de luz, definindo os detalhes. A Samsung já demonstrou a capacidade das câmeras de até 108MP que estão presentes na linha Galaxy S20, em especial no modelo Galaxy S20 Ultra. Outras marcas também oferecem opções semelhantes. 

Independente da qualidade do registro, hoje todos que olharem para o céu terão uma visão mais próxima da Lua. 

Fonte: Nasa
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Telescópio espacial Hubble tira foto de galáxia com aparência floculenta

Telescópio espacial Hubble tira foto de galáxia com aparência floculenta

Galáxia NGC 4237 com aparência “fofa” está localizada na constelação Coma Berenices


Câmeras termográficas ajudam a combater Covid-19 em aeroportos e fábricas

Câmeras termográficas ajudam a combater Covid-19 em aeroportos e fábricas

Tecnologia ajuda governos a encontrarem quem está com febre, um dos sintomas da doença


Video mostra em 360º graus um laboratório de pesquisa contra o novo coronavírus

Video mostra em 360º graus um laboratório de pesquisa contra o novo coronavírus

Espaço na UFMG processa exames para tentar conter o aumento na demanda de hospitais públicos


Pesquisa indica que pode ter existido vida em Mercúrio

Pesquisa indica que pode ter existido vida em Mercúrio

Condições ideais estariam no subterrâneo do planeta 


Uso do forno micro-ondas pode atrapalhar sinal do Wi-Fi na sua casa

Uso do forno micro-ondas pode atrapalhar sinal do Wi-Fi na sua casa

Pesquisa realizada pela Ofcom mostra interferência de eletrodomésticos na sua internet