Emissora japonesa NHK fará cobertura das Olimpíadas 2020 em 8K
Créditos: Nikkei/Reprodução

Emissora japonesa NHK fará cobertura das Olimpíadas 2020 em 8K

Empresa utilizará tecnologia própria para fazer transmissão

A emissora pública janponesa NHK transmitirá os Jogos Olímpicos de Tokyo em 8K para todo o mundo. Com início marcado para 24 de julho e término para o dia 9 de agosto, a 32ª edição das Olimpíadas será acompanhada de perto pela emissora nas cerimônias de abertura e encerramento além de alguns esportes, como natação, futebol, judô e atletismo.

Além disso, a empresa também fará transmissão da abertura e encerramento dos jogos paralímpicos e cobrirá natação e atletismo da competição de alto nível com pessoas deficientes. Esta será a primeira vez que os jogos paralímpicos recebem cobertura em 8K.

As cerimônias de abertura e encerramento terão auxílio de helicópteros equipados com câmeras 8K, que sobrevoarão o Estádio Nacional do Japão. Segundo a emissora japonesa, que se afirma líder em desenvolvimento de tecnologia de transmissão, esta é a primeira vez que um helicóptero carregará uma câmera 8K para transmitir um evento. 

Como uma empresa estatal, a ordem de fazer a transmissão dos Jogos Olímpicos veio do governo japonês. A NHK tem câmeras próprias e chama as resoluções 4K e 8K entregues pelos seus aparelhos de "Super Hi-Vision". Para a transmissão, é esperado que a NHK utilize sua tecnologia 8K UHDTV, que oferece até 16 vezes mais pixels que o HDTV convencional, conforme explicado no site da empresa. Outro destaque é a utilização do HDR e o áudio multi-canal, que também devem acompanhar a geração de imagens.

Apesar que o evento tenha seja de extrema importância para muitos atletas e empresas do mundo todo, principalmente as que transmitirão os jogos, o novo coronavírus poderá ser motivo para o adiamento. Sobre um possível adiamento, a ministra Seiko Hashimoto disse que o contrato para os jogos prevê a realização até 2020, o que pode afirmar a possibilidade de um adiamento.

Fonte: NHK, IBC
User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama. Neri também fala bastante em terceira pessoa, gosta de descontrair e está sempre nas redes sociais.

O DONO de MARTE: cientista diz ter tornado o PLANETA VERMELHO habitável; entenda

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.