Agora o sistema Android está disponível...para iPhone!
Créditos: Canaltech | Xebia

Agora o sistema Android está disponível...para iPhone!

O Project Sandcastle já tem versões beta para iPhone 7 e 7 Plus

Se tem uma disputa que não acaba no muito dos celulares é a Android x Apple (iOS). Porém, um novo projeto chamado "Project Sandcastle" pretende acabar com isso trazendo o sistema operacional da Google...para o iPhone!

Site oficial

Essa é uma ideia de David Wang e Chris Wade, também responsáveis por criar sistemas Linux e Android para o iPhone original há vários anos. Além disso, os dois são co-fundadores da Corellium, empresa que está sendo processada pela Apple por vender o acesso a máquinas virtuais que executam o iOS.

O "Projeto Castelo de Areia" (em tradução livre) está em andamento a menos de um mês e já possui versões beta para o iPhone 7 e 7 Plus. Isso é de fato bastante impressionante, uma vez que os drivers tiveram que ser escritos do zero.

Explicando essa questão do início: dispositivos Android normalmente tem um desenvolvimento mais rápido graças ao hardware compartilhado do ecossistema ARM. Um Nintendo Switch, por exemplo, não teria um código Android pré-introduzido, mas tem um SoC (System on Chip) Nvidia Tegra. Esse chip, por sua vez, também é usado em outros dispositivos Android, o que significa que já existe uma base de código considerável no console híbrido.

No entanto, a Apple segue na outra direção. Ela usa um SoC próprio nos seus aparelhos e, consequentemente, não tem um código-base compartilhado com dispositivos Android.  

06/03/2020 às 15:25
Notícia

Apple terá que pagar US$838 milhões à Caltech por violação de...

Empresa da maça e Broadcom teriam utilizado tecnologia Wi-Fi patenteada

Continua após a publicidade

No momento, a versão mais avançada desse Android é a do iPhone 7, que permite usar a CPU, armazenamento, display e sistema touchscreen do smartphone da Apple. No entanto, outras coisas como GPU, câmera, Bluetooth e áudio ainda estão por vir.

A lista catalogada pelo Project Sandcastle vai do iPhone 6 ao 11 Pro, mas a maioria deles ainda não oferece muita coisa. Abaixo, você pode ver uma tabela do que funciona ou não:

O projeto é bastante ousado e, pelo que tudo indica, tem um longo caminho pela frente. Logicamente, não é 100% aconselhável fazer a instalação, tendo em vista a precaridade do sistema nesse momento. É um "faça por sua conta e risco" , e a própria Corellium dá esse aviso.

Via: ArsTechnica, Naked Security, Project Sandcastle
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.