O [email protected] é um experimento científico, baseado na Universidade da Califórnia em Berkeley, que usa computadores conectados à internet na Busca por Inteligência Extraterrestre (SETI). Voluntários podem participar executando um programa gratuito que baixa e analisa dados de radiotelescópios. Após 21 anos, no entanto, o projeto será encerrado no dia 31 de março.
O anúncio foi feito na página inicial do projeto:
“Em 31 de março, a parte de computação voluntária do [email protected] vai parar de distribuir o trabalho e entrará em hibernação. Estamos fazendo isso por duas razões:
1) Cientificamente, estamos no ponto de retornos reduzidos; basicamente, analisamos todos os dados que precisamos por enquanto.
2) É muito trabalhoso para nós gerenciar o processamento distribuído de dados. Precisamos nos concentrar em concluir a análise back-end dos resultados que já temos, e escrever isso em um artigo para uma revista científica."
O [email protected] foi disponibilizado para o público em 17 de maio de 1999, usando a plataforma de computação distribuída da universidade, a BOINC. Sempre que as pessoas deixavam seus PCs ligados, mas não em uso ativo, o programa analisava dados enviados pelo projeto. Dessa forma, o sistema criou um grande supercomputador conectado à internet para analisar todas as informações.
Embora o [email protected] esteja sendo encerrado, outros projetos que usam a plataforma BOINC ainda poderão usar o poder de processamento dos computadores dos voluntários.
Onda de rádio pode ter sido emitida por aliens, diz astrônomo...
Sinais do tipo FRB estão chegando em padrões regulares, como se alguém tivesse enviando-os
Se você está procurando outra boa causa para apoiar, você sempre pode apoiar o [email protected], que ainda está em operação. Essa plataforma faz uso de computação distribuída para pesquisa de doenças, design de medicamentos e outras pesquisas médicas, como o combate ao COVID-19 (Coronavírus).
Vale destacar que mesmo com seu encerramento, o [email protected] não desaparecerá. O site e o fórum do projeto continuarão em operação.
Fonte: Engadget, [email protected]