SETI@Home encerra sua busca por vida alienígena após 21 anos
Créditos: Getty Images

[email protected] encerra sua busca por vida alienígena após 21 anos

Projeto será encerrado no dia 31 de março

O [email protected] é um experimento científico, baseado na Universidade da Califórnia em Berkeley, que usa computadores conectados à internet na Busca por Inteligência Extraterrestre (SETI). Voluntários podem participar executando um programa gratuito que baixa e analisa dados de radiotelescópios. Após 21 anos, no entanto, o projeto será encerrado no dia 31 de março.

 

O anúncio foi feito na página inicial do projeto:

“Em 31 de março, a parte de computação voluntária do [email protected] vai parar de distribuir o trabalho e entrará em hibernação. Estamos fazendo isso por duas razões:

1) Cientificamente, estamos no ponto de retornos reduzidos; basicamente, analisamos todos os dados que precisamos por enquanto.

2) É muito trabalhoso para nós gerenciar o processamento distribuído de dados. Precisamos nos concentrar em concluir a análise back-end dos resultados que já temos, e escrever isso em um artigo para uma revista científica."

O [email protected] foi disponibilizado para o público em 17 de maio de 1999, usando a plataforma de computação distribuída da universidade, a BOINC. Sempre que as pessoas deixavam seus PCs ligados, mas não em uso ativo, o programa analisava dados enviados pelo projeto. Dessa forma, o sistema criou um grande supercomputador conectado à internet para analisar todas as informações.

Embora o [email protected] esteja sendo encerrado, outros projetos que usam a plataforma BOINC ainda poderão usar o poder de processamento dos computadores dos voluntários.

Continua após a publicidade

23/02/2020 às 21:18
Notícia

Onda de rádio pode ter sido emitida por aliens, diz astrônomo...

Sinais do tipo FRB estão chegando em padrões regulares, como se alguém tivesse enviando-os

Se você está procurando outra boa causa para apoiar, você sempre pode apoiar o [email protected], que ainda está em operação. Essa plataforma faz uso de computação distribuída para pesquisa de doenças, design de medicamentos e outras pesquisas médicas, como o combate ao COVID-19 (Coronavírus).

Vale destacar que mesmo com seu encerramento, o [email protected] não desaparecerá. O site e o fórum do projeto continuarão em operação.

Fonte: Engadget, [email protected]
User img

Fabio Rosolen

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.