Microsoft mostra novo menu Iniciar do Windows 10 sem Live Tiles
Créditos: Shutterstock

Microsoft mostra novo menu Iniciar do Windows 10 sem Live Tiles

Os Live Tiles foram introduzidos originalmente no Windows Phone 7

A Microsoft está explorando um novo design para o menu Iniciar do Windows 10 que deixa de se focar nos Live Tiles (ou blocos dinâmicos). Os Live Tiles foram introduzidos originalmente no Windows Phone 7 e depois adotados no Windows 8, Windows 8.1 e no Windows 10. 

07/10/2019 às 16:26
Notícia

Entenda o que é o Windows 10X, versão do sistema da Microsoft...

Ele não será uma atualização do Windows 10, mas algo para coexistir no mercado

O novo design, que ainda não é definitivo, foi mostrado durante o podcast realizado para os participantes do Programa Windows Insider nesta semana. De acordo com a Microsoft, o novo design deve reduzir o número de cores dos blocos no menu Iniciar para torná-lo mais simples e para facilitar a localização rápida de aplicativos.

O Windows 10X, novo sistema operacional da Microsoft desenvolvido especificamente para dispositivos com duas telas, já não utiliza os Live Tiles em seu menu Iniciar – que lembra mais o launcher de um sistema operacional para dispositivos móveis como o Android.

O fato de a empresa ter mostrado o novo design do menu Iniciar do Windows 10 sem os Live Tiles não significa necessariamente que eles serão descontinuados:

"Os Live Tiles não vão a lugar algum, não anunciamos nada do tipo. Aqueles que gostam de usar os Live Tiles continuarão a ser capazes de fazê-lo."
-- Brandon LeBlanc, membro da equipe do Programa Windows Insider
 

Nas imagens abaixo é possível comparar o menu Iniciar atual com o novo mostrado pela Microsoft:


Menu Iniciar atual no Windows 10


Novo design do menu Iniciar mostrado pela Microsoft

Apesar da declaração de LeBlanc, muitos acreditam que é possível que os Live Tiles sejam mesmo descontinuados no futuro. Nem todos os aplicativos pré-instalados no Windows 10 oferecem suporte e muitos aplicativos de terceiros também não suportam este recurso.

Rumores dizem que o fim dos Live Tiles no Windows 10 deve ser decidido após a Microsoft analisar o feedback sobre o launcher do Windows 10X quando o novo sistema operacional for lançado oficialmente.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge
User img

Fabio Rosolen

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.