Alibaba desenvolve IA que pode identificar infecções pelo Coronavírus com 96% de precisão
Créditos: Reuters

Alibaba desenvolve IA que pode identificar infecções pelo Coronavírus com 96% de precisão

Ele já está sendo adotado por hospitais em algumas províncias chinesas

A chinesa Alibaba desenvolveu um sistema de inteligência artificial que é capaz de identificar infecções pelo Coronavírus (COVID-19) com uma precisão de 96%. Para quem não sabe, a Alibaba atua em muitas outras áreas e não apenas no segmento de comércio eletrônico. 

18/02/2020 às 12:00
Artigo

Entenda o que é o Coronavírus e como ele pode afetar a indúst...

Empresas estão parando temporariamente sua produção para conter o vírus

De acordo com informações do Nikkei Asian Review, o algoritmo de diagnóstico foi desenvolvido pelo instituto Damo Academy, que foi estabelecido em 2017 pela Alibaba. O algoritmo de inteligência artificial foi treinado com mais de 5.000 casos confirmados de infecções pelo vírus e pode identificar diferenças entre as imagens obtidas via tomografia computadorizada de pacientes infectados pelo vírus e de pacientes com pneumonia viral comum com uma precisão de 96%.

O sistema de inteligência artificial leva apenas 20 segundos para fazer o diagnóstico, o que é bem rápido quando comparado com o tempo que leva para um médico analisar múltiplas imagens antes de fazer o diagnóstico. Os criadores do algoritmo dizem que ele já inclui as informações mais recentes sobre tratamentos e pesquisas relacionadas ao Coronavírus.

A Alibaba informou que cerca de 100 hospitais nas províncias chinesas de Hubei, Guangdong, e Anhui adotarão o novo sistema para agilizar os diagnósticos. Estas províncias já detectaram um grande número de infecções pelo Coronavírus.

Alibaba desenvolve IA que pode identificar infecções pelo Coronavírus com 96% de precisão
Sistema pode identificar diferenças entre as imagens obtidas via tomografia computadorizada
de pacientes infectados pelo vírus e de pacientes com pneumonia viral comum com uma precisão de 96%

Além da Alibaba, a chinesa Ping An anunciou um sistema bem similar. O copresidente e CSO da divisão da empresa voltada para cidades inteligentes, Geoff Kau, divulgou um comunicado dizendo que a solução para análise de imagens já é utilizada por mais de 1.500 instituições e que mais de 5.000 pacientes tiveram o acesso ao serviço de diagnóstico gratuitamente. O sistema da Ping An pode oferecer resultados em cerca de 15 segundos com precisão acima de 90%.

Alibaba desenvolve IA que pode identificar infecções pelo Coronavírus com 96% de precisão
Sistema inteligente de análise de imagens Ping An Smart Healthcare

O novo Coronavírus já matou mais de 3.100 pessoas, com a maioria das vítimas na China. O número de infectados em todo o mundo já passou de 92.000.

Sistemas que agilizam o processo de diagnóstico como os mencionados são bem-vindos, já que isso significa que os médicos não ficarão tão sobrecarregados e as pessoas que foram diagnosticadas como infectadas poderão começar a receber tratamento mais rapidamente.

Fonte: TweakTown, TechSpot, TheNextWeb, Nikkei Asian Review
User img

Fabio Rosolen

MAVIC AIR 2 - Uma análise de DRONE no PARAÍSO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.