O Instagram superou o Facebook em engajamento de marcas pela primeira vez na história, de acordo com um estudo feito pela companhia Socialbakers. O aplicativo de fotos que pertence a Mark Zuckerberg teve 20 vezes mais engajamento que a rede social principal do empresário globalmente, segundo a base de dados coletada na pesquisa.
O estudo da Socialbakers é focado no engajamento de empresas e a pesquisa foi realizada com os 50 perfis corporativos mais famosos nas redes sociais do mundo. Os dados foram coletados no último semestre do ano passado e, segundo o CEO da companhia de análise, Yuval Ben-Itzhak, representam um cenário que já era esperado.
“A escrita está na parede já há algum tempo, mas agora é oficial. Quando se trata dos 50 maiores perfis de marcas, o Instagram tem um público maior que o Facebook”
- Yuval Ben-Itzhak, CEO da Socialbakers.
“A escrita está na parede já há algum tempo, mas agora é oficial. Quando se trata dos 50 maiores perfis de marcas, o Instagram tem um público maior que o Facebook”
- Yuval Ben-Itzhak, CEO da Socialbakers.
Além de ser uma tendência global, o crescimento do Instagram no engajamento de marcas também está ocorrendo no Brasil, mesmo que a audiência do Facebook ainda seja superior no país. Graças a isso, as empresas tendem a dividir seus conteúdos entre as redes sociais.
O perfil brasileiro que mais teve engajamento no Instagram foi a Netflix Brasil, que possui 16,8 milhões de seguidores. A conta conseguiu 20 milhões de interações na rede social com apenas 122 postagens no período da análise.
Instagram gera receita de US$ 20 bilhões somente em publicidade
Sozinho, o app gerou mais de um quarto da receita do Facebook em 2019
Em grau de comparação, outra conta que se destacou foi a Lojas Americanas, que conseguiu 18,5 milhões de interações no Instagram, mas fez 1.882 postagens durante o período. Outra companhia que ganhou destaque foi Hotel Urbano, com 12,8 milhões de interações e 1.915 postagens no app de fotos.
Já no Facebook, a Hotel Urbano foi a companhia que mais se destacou, alcançando 10,4 milhões de interações com 2.507 postagens. A Netflix ficou para trás, mas ainda impressiona com o alto nível de engajamento, já que teve 3,5 milhões de interações com 195 postagens.
Via: SocialBakers, MTA