MediaTek anuncia SoC Helio P95 com tecnologias de IA e para games
Créditos: MediaTek

MediaTek anuncia SoC Helio P95 com tecnologias de IA e para games

Sucessor do Helio P90, peça traz melhorias para GPU, câmera e conectividade

 A MediaTek anunciou o seu novo system-on-a-chip Helio P95, que traz a nova tecnologia de aceleramento de Inteligência Artificial (IA), APU 2.0, assim como a tecnologia para games HyperEngine. A peça chega como sucessora do Helio P90, que foi lançado em dezembro de 2018.

11/02/2020 às 12:26
Notícia

Intel, Vivo e MediaTek também desistem do MWC 2020 por causa ...

Lista de empresas que desistiram do evento continua aumentando

Como aponta o site XDA Developers, o Helio P95 não chega a trazer melhorias drásticas em comparação com o seu antecessor. Por exemplo, ele ainda utiliza a mesma arquitetura de processadores, que vê dois núcleos principais baseados no ARM Cortex-A75 para tarefas de alto desempenho. Há ainda seis núcleos de alta eficiência do tipo Cortex-A55 para aumentar a duração de bateria, completando a arquitetura octa-core do produto.

O processador gráfico continua sendo o PowerVR GM 9446, mas a MediaTek diz que otimizou sua arquitetura para que ela entregue desempenho 10% superior. A AI Processing Unit (APU) também traz 10% maior performance em comparação com a geração anterior.

O Image Signal Processor (ISP) do SoC agora suporta um único sensor de 64MP, maior que os 48MP de limite do Helio P90. Numa configuração de câmera traseira dupla, o chipset é capaz de suportar um sensor de 24MP e outro de 16MP. Dá para tirar fotos em RAW de 14-bits e YUV de 10-bits.

Fonte: MediaTek

Também foram adicionados novos recursos de fotografia baseados em IA, incluindo a possibilidade de rastrear poses de até cinco pessoas ao mesmo tempo. Smartphones com o Helio P95 ainda poderão gerar avatares de Realidade Aumentada (AR ou Augmented Reality) de corpo inteiro, rastrear poses em 3D e acelerar aplicações de AR e MR (Realidade Mista ou Mixed Reality). Para completar, ainda foi adicionado o novo modo de câmera AK-NR para baixa luz.

O Helio P95 é o primeiro da série P a suportar a tecnologia MediaTek HyperEngine. Segundo a fabricante, a tecnologia oferece várias melhorias a nível de hardware e de software, com o objetivo de melhorar a experiência em games.

Em termos de conectividade, o chipset vem com modem 4G LTE com velocidade de download LTE Cat-12 e de upload LTE Cat-13. Há ainda suporte para Wi-Fi 5 e Bluetooth 5.0.

Continua após a publicidade
Via: XDA Developers
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.