"Cofre do apocalipse" na Noruega continua recebendo sementes do mundo todo

Mais de 1 milhão de sementes estão sendo guardadas caso aconteça alguma tragédia ambiental

Global Seed Vault, um grande banco de sementes globais na Noruega, continua recebendo seu maior depósito desde 2019. O "cofre do apocalipse" é uma reserva que conta com mais de 60.000 amostras de sementes de 36 grupos diferentes vindos de quase o mundo inteiro. Ele foi criado em 2008 com o objetivo de reunir amostras da fauna global para preservar espécies (e a alimentação humana) caso alguma tragédia ambiental aconteça. O cofre é basicamente um "backup" de sementes do mundo inteiro, e já recebeu amostras dos ministérios da agricultura da Tailândia, EUA e Irlanda, além de universidades e centros de pesquisa da Costa Rica, Etiópia, Líbano e outros países.

O Brasil é um dos países apoiadores do Global Seed Vault, e também deve enviar suas sementes ao cofre para ajudar a recompor a natureza caso aconteçam desastres como inundações, conflitos ou quedas de energia globais. As preocupações em ter um backup de espécies de plantas vem com as mudanças climáticas. A Organização Internacional sem fins lucrativos Crop Trust é responsável por gerenciar o cofre em parceria com o Ministério Norueguês da Agricultura e Alimentação e o Centro Nórdico de Recursos Genéticos.

"Certamente, [a mudança climática] é uma enorme preocupação para a agricultura global", explicou Hannes Dempewolf, chefe de iniciativas globais da Crop Trust. Além de preservar uma ampla variedade de espécies, as sementes no banco também podem ajudar os criadores de plantas a produzir colheitas mais resistentes às pragas, doenças e os efeitos das mudanças climáticas. As culturas do futuro podem precisar ser mais tolerantes à seca, altas temperaturas e solo mais salgado (como resultado do aumento do nível do mar).

Agora, a nação Cherokee (tribo nativa americana) também está depositando nove variedades de sementes que existiam antes da colonização europeia. A tribo conta com seu próprio banco de sementes de plantas antigas, espécies importantes para sua história, cultura e tradições. O milho Cherokee White Eagle e outras plantas serão depositados no Global Seed Vault.

10/02/2020 às 15:58
Notícia

Chuva vai se tornar uma fonte altamente eficaz de energia em ...

Uma única gota de água poderá acender 100 lâmpadas de LED

O "cofre do apocalipse" já acumulou cerca de 1 milhão de sementes, representando mais de 5.000 espécies desde sua abertura em 2008. As sementes são armazenadas no subsolo de uma montanha no arquipélago ártico de Svalbard. O cofre de sementes é resfriado artificialmente a -18 Cº. Confira o vídeo abaixo:

Fonte: The Verge
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Estamos com a MI BAND 5! Veja o que a PULSEIRA INTELIGENTE da XIAOMI pode fazer

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.