Morre aos 101 anos Katherine Johnson, uma das grandes matemáticas da NASA
Créditos: NASA

Morre aos 101 anos Katherine Johnson, uma das grandes matemáticas da NASA

Johnson ganhou fama após ser retratada no filme Estrelas Além do Tempo

A ex-matemática da NASA, Katherine Johnson – conhecida por ser uma peça fundamental nos primeiros envios de astronautas ao espaço nos EUA – morreu aos 101 anos de idade. Ela ganhou fama já idosa, ao ter seus feitos retratados no filme biográfico de drama Estrelas Além do Tempo.

07/02/2020 às 11:00
Notícia

Astronauta da NASA Christina Koch retorna à Terra após record...

Ela ficou com 328 dias consecutivos na Estação Espacial Internacional

O grande feito da carreira de Johnson, que é mostrado no longa, aconteceu em 1962. Ela executou cálculos críticos que colocaram o astronauta John Glenn numa órbita segura durante a primeira missão orbital de um membro do programa espacial dos Estados Unidos.

Os engenheiros da NASA tinham rodado os cálculos em computadores elétricos. Ainda assim, toda vez que precisavam de alguém para validar os resultados, tanto Glenn quanto o resto da agência espacial sempre recorriam a Johnson. Ela continuou a colaborar com as missões da NASA até 1986.

Katherine Johnson recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade de Barack Obama em 2015, considerada a maior honra que uma civil pode receber. A publicização dos feitos da matemática foram fundamentais em mostrar que o Programa Apollo não foi totalmente dominado por homens – e também não teve colaboração exclusiva de pessoas brancas.

Nascida na região rural da Virgínia Ocidental em 26 de agosto de 1918 e desde jovem mostrou um gosto pela matemática.

Continua após a publicidade

Em 1939, o estado da Virgínia Ocidental decidiu por integrar suas escolas, que antes estavam segredadas entre negros e brancos. Foi então que Johnson e dois homens foram escolhidos como os primeiros estudantes negros da principal escola de pós-graduação do estado.

Via: Ars Technica
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

MAVIC AIR 2 - Uma análise de DRONE no PARAÍSO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.