Android 11 pode trazer ícones coloridos para o painel de configurações rápidas
Créditos: 9to5Google

Android 11 pode trazer ícones coloridos para o painel de configurações rápidas

Prévia para desenvolvedores tem revelado possíveis recursos novos no sistema

A Google começou a disponibilizar nessa semana a prévia para desenvolvedores do Android 11, a próxima versão de seu sistema operacional para dispositivos móveis. Isso significa que estamos cada vez mais próximos da revelação final do sistema, e quer dizer também que temos diversos programadores entusiastas do Android tentando revelar seus segredos. E o pessoal do XDA Developers está divulgando uma novidade que pode ser bem interessante: ícones coloridos para a barra de Configurações Rápidas do Android.


Créditos de imagem: XDA-Developers

Essa é a barra de configurações que você acessa arrastando o topo da tela pra baixo (comando padrão) e tem aqueles ícones de acesso rápido para ligar a lanterna, colocar no silencioso, ligar e desligar o Wi-Fi, etc. Existe toda uma lista de ícones e o usuário pode escolher quais deles aparecem na barra já faz um bom tempo. Mas parece que agora teremos uma nova opção de customização, permitindo escolher cores pra eles também.

20/02/2020 às 09:35
Notícia

Android 11 terá seis versões de teste antes do seu lançamento...

Três versões Developer Preview e três versões Beta

Mishaal Rahman, que conseguiu ativar a configuração em sua prévia para desenvolvedores do Android 11, explica que estava usando o tema escuro do sistema, o que normalmente deixaria todos os ícones azuis, como o da lanterna que aparece na imagem. As outras cores foi Rahman que escolheu e ele explica que essas são as quatro opções: amarelo, verde, vermelho e o tradicional azul. O usuário pode escolher qual ícone fica de cada cor e pode repetir se quiser.

É importante destacar que as cores são apenas um recurso estético e não mudam a função ou a ação que os ícones exercem. Inclusive não dá pra saber no momento se as configurações serão liberadas para o usuário customizar o menu como quiser ou se esse é um recurso para desenvolvedores poderem escolher uma cor para o ícone de seus apps aparecerem no menu. 

De todo modo, não temos muitas opções de cores para uma barra de configurações que fica sempre bem cheia de ícones. Rahman não descarta a possibilidade da Google colocar mais opções até o lançamento final do Android 11, ou isso vai ficar a critério dos desenvolvedores que forem criar ícones no menu para seus apps.

Fonte: XDA-Developers
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Celular com tela dobrável Motorola razr recebe prêmio Red Dot de design

Celular com tela dobrável Motorola razr recebe prêmio Red Dot de design

Smartphone é o primeiro modelo flip a receber a premiação


OnePlus 8 Pro terá suporte a carregamento sem fio de 30W

OnePlus 8 Pro terá suporte a carregamento sem fio de 30W

Nova série de smartphones da marca será anunciada oficialmente dia 14 de abril


Update do Google Pixel 4 conserta pior falha do celular

Update do Google Pixel 4 conserta pior falha do celular

Com a atualização, desbloqueio facial do smartphone fica mais seguro


Samsung Galaxy A01 chega oficialmente no Brasil; veja preços

Samsung Galaxy A01 chega oficialmente no Brasil; veja preços

Smartphone intermediário está disponível nas cores preto, azul e vermelho


Xiaomi não deu indireta pra Huawei, Google é quem força uso de mensagem em caixas

Xiaomi não deu indireta pra Huawei, Google é quem força uso de mensagem em caixas

Especulava-se que inclusão de apps da Google na caixa do Mi 10 era menção ao bloqueio da Huawei