Em outubro de 2019, foi anunciado que alguns aeroportos dos Estados Unidos começariam a usar novos scanners de tomografia computadorizada (CT). Após um aviso recente da Kodak, que pode ser visto abaixo, a Fujifilm também emitiu um alerta para seus clientes sobre essas mudanças.
Fujifilm apresenta a Instax mini Link, sua nova impressora de...
A mini impressora revela suas fotos tiradas pelo smartphone instantaneamente
A empresa adverte os fotógrafos para que eles não exponham seus filmes Instax não processados e outros tipos de filmes aos novos scanners aeroportuários. Junto com o alerta, a Fujifilm também introduziu algumas diretrizes para ajudar a lidar com filmes fotográficos antes de embarcar em um avião, já que os filmes serão destruídos se forem expostos aos scanners CT e a raios-X.
Em seu alerta, a Fujifilm escreve simplesmente que "essas máquinas podem ser mais prejudiciais aos filmes não processados e aos filmes Instax do que as gerações anteriores de scanners". Para proteger seus filmes, a empresa sugere que você os mantenha na sua bagagem de mão e sempre peça pela inspeção manual.
Além de filmes não processados e de filmes Instax, as câmeras QuickSnap de uso único também podem ser danificadas pelos scanners. A Fujifilm disponibilizou dois documentos PDF com mais detalhes e diretrizes para usuários que precisam viajar com qualquer um desses produtos. Nesses documentos, a empresa também descreve como é o dano nestes produtos. Vale destacar que esses scanners CT em aeroportos podem causar o mesmo dano aos filmes Instax e a qualquer outro filme preto e branco.
"Efeitos indesejáveis de novos scanners aeroportuários em imagens produzidas por filmes instantâneos que passaram por tal varredura podem incluir 'fogging', distorção em áreas de sombra e má reprodução de imagens após apenas uma passagem por esses novos scanners."
Para evitar danos aos filmes, há alguns passos a seguir ao viajar de avião. Como já mencionado, leve seu filme com você na bagagem de mão e sempre peça inspeção manual. A Fujifilm recomenda colocar os filmes em um saco plástico transparente e mostrá-lo aos inspetores da TSA.
Há mais algumas dicas para viajar com filmes e protegê-los de scanners de raios-X e CT no site da Fujifilm. Os usuários podem fazer o download dos dois documentos PDF disponibilizados pela empresa nos links abaixo:
- Viajando com filmes
- Protegendo seus filmes contra scanners aeroportuários