Robô Spot da Boston Dynamics não é tão assustador quanto parece
Créditos: Boston Dynamics

Robô Spot da Boston Dynamics não é tão assustador quanto parece

Inspiração para episódio de Black Mirror, máquina se sai mal em testes no mundo real

Alvo de memes sobre um futuro distópico e até inspiração um episódio de terror de Black Mirror, o robô Spot da Boston Dynamics não é tão assustador quanto ele parece. Segundo o site OneZero, documentos obtidos com exclusividade detalham um teste com a Polícia do Estado de Massachusetts onde o robô se saiu aquém do esperado e até parou de funcionar completamente.

11/02/2020 às 19:46
Notícia

Galaxy Buds+ são os novos fones de ouvido sem fio da Samsung

Com uma autonomia de até 22 horas, acessório estará disponível a partir do dia 14 de fevereiro por US...

Os testes duraram 90 dias, começando em agosto de 2019 e terminando em novembro do ano passado. Ou seja, eles iniciados antes mesmo do anúncio da Boston Dynamics de que eles vão alugar seus robôs para dezenas de empresas e organizações para testar seu potencial no mundo real.

O Spot foi usado principalmente pelo esquadrão anti-bombas da Polícia do Estado de Massachusetts. Numa série de emails obtidos pelo OneZero, foi relatado que o robô chegou a cair sem motivo aparente e se assustou com uma grama alta. Numa situação mais crítica, ele ficou travado no modo "sentar" quando recebeu a instrução de se aproximar de uma mala suspeita – tudo isso durante uma situação de vida ou morte.

Fonte: Massachusetts State Police

Como explica o site The Verge, muitas pessoas acreditam que os robôs da Boston Dynamics são impulsionados por inteligência artificial, mas isso não é verdade. Os seus comandos mecânicos de fato são extremamente sofisticados para os padrões da robótica atual, mas ainda assim eles devem ser iniciados e guiados por operadores humanos.

Ou seja, quando o robô não funciona da maneira correta, é necessário um longo processo de solução de problemas através de intervenção humana. Mesmo assim, os testes com o robô não podem ser considerados uma falha.

Continua após a publicidade

Fonte: Massachusetts State Police

Eles só mostraram que ainda é preciso muito trabalho para deixar o Spot no lugar que a Boston Dynamics deseja. Os documentos apontam que, mesmo em situações onde o robô falhou inicialmente, ele acabou por executar a tarefa requerida. Apesar disso, os policiais notaram que a qualidade de imagem não foi tão boa quanto seria o ideal.

Via: OneZero, The Verge
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.