Desenvolvimento de Inteligência Artificial em edição marca os 30 anos do Photoshop
Créditos: Adobe

Desenvolvimento de Inteligência Artificial em edição marca os 30 anos do Photoshop

A plataforma de edição de imagens mais famosa do mundo completa 30 anos de existência

Uma das ferramentas de edição de fotos mais famosa do mundo está completando 30 anos. O Adobe Photoshop foi criado em 1990 pelos irmãos John e Thomas Knoll. Desde a versão 1.0 do software, até o mais recente update, muitas funções foram adicionadas. A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente na ferramenta, simplificando muitas tarefas.

Apesar de muitos recursos terem sido adicionados, muitos deles já estavam presentes na primeira demo apresentada. Mesmo que eles tenham passado por aprimoramentos, eles já existiam na criação do software em 1990. Você pode conferir John Knoll recriando a sua primeira demonstração do produto, em homenagem ao aniversário de 30 anos, no vídeo abaixo:

Knoll recria duas imagens que foram feitas por ele ao apresentar o Photoshop 1.0. A primeira é uma foto de sua esposa, em uma viagem em Bora Bora. Ele demonstra muitas funções que ainda usamos hoje, como recorte de objetos por exemplo.

A segunda é uma paisagem, onde ele altera a cor da água. Vendo o vídeo em 2020 parece até "bobo" as demonstrações feitas, levando em consideração todas as possibilidades que o software tem. Apesar disso, há 30 anos, essas funções foram revolucionárias.

Para demonstrar os avanços feitos pelo software ao longo de sua história, a Adobe criou uma linha do tempo. É interessante observar que na primeira atualização, em 1991, já foi adicionada a função de cores CMYK, para impressão. As famosas camadas, ou Layers, só foram introduzidas quatro anos depois, em 1994. Confira as principais novidades ao longo dos anos na imagem abaixo:

O início da década de 2020 é marcada pela evolução dos dispositivos móveis. Pensando nisso, a Adobe já começa a adequar o seu software para sair do desktop e alcançar o público mobile. Em 2019 a empresa lançou a primeira versão do Photoshop para iPads, o tablet da Apple. A tendência é que isso se expanda para outros dispositivos.

Continua após a publicidade

Outros recursos que a Adobe está adicionando cada vez mais em seus sistemas, não apenas no Photoshop, é o uso de IA para melhorar muitas tarefas. Em versões anteriores, selecionar um objeto com perfeição poderia demorar alguns minutos. O novo sistema busca referência em banco de dados, e consegue selecionar com a mesma eficiência com apenas um clique. 

03/10/2019 às 17:01
Notícia

Adobe Photoshop e Premiere Elements 2020 traz edições automát...

Uma das novidades permite colorir automaticamente imagens em preto e branco

A primeira versão do software chegou para o mundo em 19 de fevereiro de 1990 e se tornou referência para qualidade de edição de imagens. Para a próxima década, a Adobe promete ter ainda melhor performance no processamento, algo que deve contar com apoio de empresas como Nvidia, com placas de vídeo cada vez melhores. Também diz que espera ter aprendizado de máquina, que se adapta as necessidades individuais de cada cliente. Também diz que irá procurar melhorar a integração entre as diferentes plataformas.

Via: The Next Web, The Verge
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.