Elon Musk: Inteligência artificial avançada deve ser regulada
Créditos: Neuralink

Elon Musk: Inteligência artificial avançada deve ser regulada

Executivo acredita que isso deve ser regulado por governos e por órgãos internacionais como a ONU

O CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, está mais uma vez alertando sobre o desenvolvimento da inteligência artificial. O executivo disse na noite de segunda-feira no Twitter que "todas as organizações desenvolvendo inteligência artificial avançada devem ser reguladas, incluindo a Tesla".

20/01/2020 às 21:10
Notícia

CEO da Google propõe regular inteligência artificial "de form...

Executivo destacou que a tecnologia sempre possui partes boas e ruins

Musk estava respondendo a um novo perfil do MIT Technology Review sobre a OpenAI, uma organização fundada em 2015 por Musk, juntamente com Sam Altman, Ilya Sutskever, Greg Brockman, Wojciech Zaremba e John Schulman.

No início, a OpenAI foi formada como uma organização sem fins lucrativos apoiada por US$ 1 bilhão em financiamento de seus investidores iniciais, com o objetivo de buscar pesquisas abertas em IA avançada com foco em garantir que ela possa beneficiar a sociedade, em vez de deixar sua desenvolvimento nas mãos de grupos como empresas de tecnologia com fins lucrativos.

Musk também disse em 2017 que acreditava que a regulamentação deveria ser posta em prática para governar o desenvolvimento da IA, precedida primeiro pela formação de algum tipo de agência de supervisão que estudaria e obteria informações sobre a indústria antes de propor quaisquer regras.

Nos anos seguintes, muita coisa mudou – incluindo a própria OpenAI. A organização formou oficialmente uma divisão com fins lucrativos de propriedade de uma empresa sem fins lucrativos em 2019, e aceitou US$ 1 bilhão em investimentos da Microsoft, juntamente com a formação de uma parceria abrangente.

19/01/2020 às 09:47
Notícia

Google cria inteligência artificial capaz de ler e entender l...

Novo modelo de IA utiliza muito menos espaço de armazenamento e também é mais eficiente

Continua após a publicidade

Os comentários de Musk nesta semana em resposta ao perfil do MIT indicam que ele está bem distante da organização que ajudou a fundar tanto ideologicamente quanto em um sentido mais prático e funcional. O fundador da SpaceX também observou que "deve concordar" que as preocupações com a missão da OpenAI expressas no ano passado no momento do anúncio da parceria com a Microsoft "são razoáveis", e disse que "a OpenAI deveria ser mais aberta". Musk destacou que ele não tem "nenhum controle sobre a OpenAI" e que não tem muita confiança em Dario Amodei, diretor de pesquisa da OpenAI, quando se trata de garantir um desenvolvimento seguro da inteligência artificial.

Embora possa ser realmente surpreendente ver Musk incluir a Tesla em um apelo geral para a regulação do desenvolvimento de IA avançada, isto está de acordo com sua posição geral sobre o desenvolvimento da inteligência artificial. Ele já alertou repetidamente sobre os riscos associados à criação de inteligências artificiais mais independentes e avançadas, classificando-as como um "risco fundamental para a existência da civilização humana".

Ele também esclareceu na segunda-feira que acredita que o desenvolvimento de IA avançada deve ser regulado tanto por governos nacionais quanto por órgãos internacionais, como a ONU, em resposta a uma pergunta de um seguidor no Twitter.

Musk não foi o único executivo a propor a regulação da inteligência artificial. Sundar Pichai, CEO do Google, também quer algo similar. Ele acredita que embora esta tecnologia tenha seus benefícios, ela também pode ter consequências negativas no futuro.

Fonte: TechCrunch
User img

Fabio Rosolen

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.