Fabricantes de celulares param produção no Brasil por causa do Coronavírus

Fabricantes de celulares param produção no Brasil por causa do Coronavírus

Empresas como Samsung e LG anunciaram suspensão nas fábricas

A indústria brasileira de dispositivos mobile está sofrendo cada vez mais com os impactos causados pela recente epidemia global Coronavírus. Na semana passada, fábricas relacionadas ao ramo estavam gradualmente deixando de receber peças da Ásia, principalmente da China, para montagem de dispositivos. Por conta da baixa importação desses componentes eletrônicos, algumas fábricas no Brasil anunciaram férias coletivas e pararam suas produções por tempo determinado: entre uma semana e dez dias.

18/02/2020 às 12:00
Artigo

Entenda o que é o Coronavírus e como ele pode afetar a indúst...

Empresas estão parando temporariamente sua produção para conter o vírus

Marcas como Samsung, Motorola e LG, por exemplo, deixaram de montar celulares no país por causa da doença. Para baratear os custos finais ao consumidor, o processo de finalização de muitos produtos mobile acontece no Brasil. O que significa que as peças são importadas de outros países onde sua produção é mais barata ou até mesmo de melhor qualidade, já que muitas companhias possuem sede na Ásia.

A LG determinou férias coletivas para seus 350 funcionários na cidade de Taubaté, no interior do estado de São Paulo. De acordo com o anúncio da empresa, os trabalhadores devem ficar ausentes por 10 dias já a importação de peças foi suspensa e não há como continuar a produção. A Samsung também sofre com a pausa no envio de componentes eletrônicos para o Brasil. A marca conta com 2.500 funcionários em Campinas, São Paulo, e interrompeu a montagem por dois dias. A Flextronics, empresa multinacional que presta serviços no setor de manufatura de produtos eletrônicos, também anunciou 10 dias de férias coletivas para seus 2 mil funcionários. Essa empresa é a responsável que produz para a Motorola.

É possível contrair Coronavirus através de um pacote enviado da China?

Não é apenas no Brasil que a situação do mercado de dispositivos mobile e outros produtos eletrônicos foi afetada. Países ao redor do mundo que também dependem da mão de obra chinesa ou produção  com importação asiática também estão encerrando as produções por tempo limitado. A Apple é uma das gigantes da tecnologia que está passando por isso, e já emitiu um comunicado aos acionistas revisando a receita semestral da empresa para baixo do esperado.

Fonte: Jornal da Band
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Os novos SMARTPHONES da LG: K52, K62 e K62+ | Unboxing

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.