Qualcomm lança modem 5G X60 produzido em 5nm e com capacidade de download de até 7.5 Gbps
Créditos: Qualcomm

Qualcomm lança modem 5G X60 produzido em 5nm e com capacidade de download de até 7.5 Gbps

Primeiros celulares equipados com o modem devem chegar ao mercado no início de 2021

A Qualcomm anunciou o lançamento da terceira geração do seu modem 5G, o Snapdragon X60. Ele é o primeiro modem 5G produzido com o processo de 5nm e suporta velocidades de até 7.5Gbps para download e 3Gbps para upload enquanto também suporta as versões mmWave e Sub-6 da conectividade 5G.

13/08/2019 às 15:38
Notícia

Modem de internet 5G da Huawei é maior e menos eficiente que ...

Teardown promovido pela IHS Markit revela detalhes sobre o Balong 5000 da fabricante chinesa

Assim como o X55, o Snapdragon X60 funciona com redes TDD e FDD para oferecer suporte global para 5G. Além disso, ele também suporta rede 4G LTE, 3G e 2G.

Além do tamanho menor e do consumo de energia mais baixo, outra vantagem do modem da Qualcomm é o suporte para Dynamic Spectrum Sharing (DSS), que permitirá que as operadoras reaproveitem as bandas LTE para maiores velocidades de rede e acelerem a implantação do padrão 5G.

O Voice over New Radio (VoNR) é outro novo recurso que traz serviço de voz autônomo de alta qualidade para 5G. O novo chip também vem com o módulo mmWave QTM535 atualizado, que é menor e possibilitará a produção de telefones mais finos.

Qualcomm lança modem 5G X60 produzido em 5nm e com capacidade de download de até 7.5 Gbps

Vídeos apresentando o modem 5G Snapdragon X60 da Qualcomm:

Continua após a publicidade

Em seu anúncio, a Qualcomm disse que amostras do novo modem 5G Snapdragon X60 começarão a ser disponibilizadas para seus parceiros ainda no primeiro trimestre de 2020. Os primeiros smartphones 5G equipados com o modem devem chegar ao mercado no início de 2021. 

Informações recentes dizem que o modem será produzido pela Samsung em suas próprias fábricas. De acordo com a agência de notícias Reuters, a TSMC também produzirá o modem para a Qualcomm. As duas empresas ainda não confirmaram as informações.

Com a chegada dos aparelhos com o novo modem prevista para 2021, a Samsung deve ter bastante tempo para preparar suas fábricas antes de iniciar a produção em massa.  

Fonte: Qualcomm, GSMArena, Neowin.net, Sam Mobile
User img

Fabio Rosolen

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.