Tesla no Brasil? Ministro estaria negociando fábrica
Créditos: Wikimedia Commons

Tesla no Brasil? Ministro estaria negociando fábrica

Vinda da empresa para cá coincidiria com lei que beneficia veículos elétricos no país

O Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, estaria negociando a instalação no Brasil de uma fábrica da montadora norte-americana Tesla. As conversas de Pontes com executivos da empresa envolveriam a chegada oficial da montadora ao Brasil seguida da construção de uma linha de produção da companhia no estado de Santa Catarina.

18/02/2020 às 14:49
Notícia

Motorista que morreu por Autopilot da Tesla sabia da falha no...

Novas informações apontam que o condutor estava jogando no celular momentos antes da batida

De acordo com o site NSC Total, representantes do Ministério só confirmaram que estavam negociando com uma grande montadora de carros elétricos, mas não confirmaram de qual se tratava. O deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC) também estaria fazendo parte da negociação.

Apesar de não haver uma confirmação oficial por parte de Marcos Pontes, a própria agenda do Ministro mostra que ele se reuniu com um executivo da Tesla no último dia 12, uma quarta-feira. O executivo em questão é o engenheiro sênior de produção da Tesla, Anderson Pacheco. A reunião aconteceu através de videoconferência e se deu às 12h daquele dia.

Fonte: MCTIC

A instalação da fábrica da Tesla no Brasil deverá coincidir com a aprovação do Projeto de Lei PL 4825/2019, que hoje tramita na Câmara de Deputados. O objetivo dele é permitir que carros elétricos e baterias produzidas no Brasil tenham isenção de impostos.

Caso seja aprovado, ele pode permitir que veículos totalmente elétricos tenha adicionados ao seu valor o IPI e impostos de importação. Além disso, todos os estados do país deverão oferecer incentivos para a fabricação e a compra de veículos híbridos.

Como parte das negociações, é provável que uma comitiva do governo brasileiro acabe visitando a sede da Tesla nos Estados Unidos. O presidente Jair Bolsonaro deverá fazer parte desse grupo.

No momento, a cidade mais cotada para a instalação da fábrica da Tesla é Criciúma, em Santa Catarrina. Apesar disso, polos automobilísticos como Paraná e São Paulo também podem entrar com força na disputa.

Continua após a publicidade
Via: Tecmundo, NSC Total Fonte: MCTIC
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

MAVIC AIR 2 - Uma análise de DRONE no PARAÍSO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.