Google Station, programa que disponibiliza Wi-Fi grátis ao redor do mundo, será encerrado
Créditos: Google

Google Station, programa que disponibiliza Wi-Fi grátis ao redor do mundo, será encerrado

No Brasil, o serviço havia chegado em 2019 nos estados de São Paulo e Ceará

Se juntando a aplicativos como Google+, Picasa e Orkut, mais um serviço da "gigante das buscas" Google infelizmente estará se encerrando em breve, sendo desta vez o Google Station, que ofereceria Wi-Fi gratuito em diversas localizações ao redor do mundo, incluindo nosso país. 

Para aqueles que desconhecem sobre o Google Station, um rápido resumo sobre sua história: o serviço nasceu em 2015 com o objetivo de ampliar o número de usuários conectados na internet na região da Índia através de pontos gratuitos de Wi-Fi. Seu nome, Station, se dá pelo fato de que os pontos de Wi-Fi eram localizados principalmente nas estações de trem do país.

Google Station será encerrado em razão da grande concorrência com os planos de internet móvel

Em entrevista ao site TechCrunchCaesar Sengupta, executivo da Google e vice-presidente do projeto, comentou que o Google Station estará se encerrando ao longo de 2020 por conta da forte competição que o serviço enfrentava contra os planos 3G e 4G que as operadoras disponibilizavam nos países que o Station estava disponível, onde cada vez mais as empresas ofereciam preços mais acessíveis e baratos para a população, tornando o Wi-Fi "dispensável" para muitas pessoas.

Exemplo disso é na própria Índia, onde o serviço está presente em cerca de 400 estações ferroviárias: com a operadora local Reliance Jio oferecendo alguns planos 4G mais barato (até mesmo gratuito) para milhões de clientes, outras empresas rivais acabaram se forçando a reduzir suas tarifas, o que tornou a internet móvel mais acessível no país.

04/02/2020 às 08:54
Notícia

Leilão do 5G no Brasil pode acontecer em 2020 - governo publi...

Diretrizes do leilão incluem levar 4G para locais com pelo menos 600 habitantes

Depois de alguns anos ficando disponível apenas na Índia, a iniciativa havia se expandindo para outros lugares do mundo, como África do Sul, Filipinas, Índia, Indonésia, México, Nigéria e Tailândia, até que em 2019, o Google Station desembarcou no Brasil.

O serviço trouxe ao nosso país diversos pontos de Wi-Fi grátis em espaços públicos na região metropolitana de São Paulo, Santa Isabel (SP), São José dos Campos (SP) e também em Fortaleza (CE) e suas cidades vizinhas, graças a uma parceria da Google com a America Net e Linktel.

Apesar do anúncio do encerramento do serviço, a Google não deu uma data exata de quando, de fato, o Station ficará indisponível.

Continua após a publicidade
Via: Tecnoblog, Olhar Digital Fonte: TechCrunch
User img

Pedro Henrique

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.