Booster do foguete usado no quinto lançamento de satélites Starlink ficou no oceano
Créditos: HiSoUR | Pplware

Booster do foguete usado no quinto lançamento de satélites Starlink ficou no oceano

Esse é o quarto impulsionador que a companhia espacial perde no mar

Na manhã de ontem, 17 de fevereiro, a SpaceX lançou, com sucesso, o quinto lote de satélites Starlink na órbita baixa da Terra. O lançamento foi feito com um foguete Falcon 9, mas, infelizmente, o booster da nave não pousou de acordo com o planejado...

Se tudo tivesse ocorrido de acordo com o plano original, o booster B1056 teria aterrisado  em um "navio drone" chamado Of Course I Still Love You cerca de oito minutos e meio após o lançamento. Porém, na prática, ele fez um "pouso suave" no oceano perto desse navio. Esta foi a quarta missão do B1056.

Esse é o quarto booster que a SpaceX perde no mar. O primeiro foi em 2018, que despencou diretamente no oceano. Em abril do ano passado, a companhia espacial conseguiu pousar três boosters Falcon Heavy, mas o principal se perdeu no caminho de volta para a terra firme. Por fim, em junho de 2019, um booster do núcleo central não pousou no navio por alguns metros.

Mesmo com essa situação, a missão para lançar o quinto lote de satélites Starlink teve o mais rápido tempo de resposta da SpaceX usando um booster de primeiro estágio do Falcon. O recorde foi batido após o B1056 ser recuperado e reutilizado depois de apenas 63 dias.

17/02/2020 às 15:30
Notícia

SpaceX lança quinto lote de satélites Starlink

Os 60 satélites foram colocados em órbita pelo foguete Falcon 9

Continua após a publicidade

Além disso, essa conquista aproxima a SpaceX do recorde histórico de todos os tempos para um veículo de lançamento da classe orbital. O atual recordista é o ônibus espacial Atlantis, com apenas 54 dias entre dois lançamentos.

A SpaceX pretende lançar aproximadamente duas missões Starlink por mês ao longo do ano. Porém, devido ao atrasos ocasionados pelo tempo, só terá um lançamento em fevereiro.

Via: Engadget, Nasa Spaceflight
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.