Booster do foguete usado no quinto lançamento de satélites Starlink ficou no oceano
Créditos: HiSoUR | Pplware

Booster do foguete usado no quinto lançamento de satélites Starlink ficou no oceano

Esse é o quarto impulsionador que a companhia espacial perde no mar

Na manhã de ontem, 17 de fevereiro, a SpaceX lançou, com sucesso, o quinto lote de satélites Starlink na órbita baixa da Terra. O lançamento foi feito com um foguete Falcon 9, mas, infelizmente, o booster da nave não pousou de acordo com o planejado...

Se tudo tivesse ocorrido de acordo com o plano original, o booster B1056 teria aterrisado  em um "navio drone" chamado Of Course I Still Love You cerca de oito minutos e meio após o lançamento. Porém, na prática, ele fez um "pouso suave" no oceano perto desse navio. Esta foi a quarta missão do B1056.

Esse é o quarto booster que a SpaceX perde no mar. O primeiro foi em 2018, que despencou diretamente no oceano. Em abril do ano passado, a companhia espacial conseguiu pousar três boosters Falcon Heavy, mas o principal se perdeu no caminho de volta para a terra firme. Por fim, em junho de 2019, um booster do núcleo central não pousou no navio por alguns metros.

Mesmo com essa situação, a missão para lançar o quinto lote de satélites Starlink teve o mais rápido tempo de resposta da SpaceX usando um booster de primeiro estágio do Falcon. O recorde foi batido após o B1056 ser recuperado e reutilizado depois de apenas 63 dias.

17/02/2020 às 15:30
Notícia

SpaceX lança quinto lote de satélites Starlink

Os 60 satélites foram colocados em órbita pelo foguete Falcon 9

Continua após a publicidade

Além disso, essa conquista aproxima a SpaceX do recorde histórico de todos os tempos para um veículo de lançamento da classe orbital. O atual recordista é o ônibus espacial Atlantis, com apenas 54 dias entre dois lançamentos.

A SpaceX pretende lançar aproximadamente duas missões Starlink por mês ao longo do ano. Porém, devido ao atrasos ocasionados pelo tempo, só terá um lançamento em fevereiro.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Engadget, Nasa Spaceflight
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Instalando SSD no PS5 [SHORTS]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.