Estados Unidos podem bloquear fornecimento de chips para a Huawei
Créditos: Geekers Blog | Investing

Estados Unidos podem bloquear fornecimento de chips para a Huawei

As autoridades estadunidenses alterariam a Regra de Produto Direto Estrangeiro para fazer isso

O governo dos Estados Unidos pode dar mais uma cartada na guerra comercial com a Huawei em breve. Segundo fontes da Reuters, a administração de Donald Trump está considerando alterar regulamentações dos EUA para bloquear qualquer embarque de chips para a empresa chinesa.

13/02/2020 às 16:23
Notícia

Huawei nega acusação de espionagem feita pelos EUA e rebate c...

A empresa resalta que o governo americano vigiou sua população e outros países “por décadas”

Para fazer isso, as autoridades estadunidenses mudariam a Regra de Produto Direto Estrangeiro. Basicamente, ela faz com que alguns produtos fabricados no exterior e que usam como base tecnologia ou softwares dos EUA estejam sujeitos às regulamentações do país americano. De acordo com a proposta preliminar, o governo estadunidense forçaria as empresas sujeitas a essa regra a solicitar uma licença antes de fornecer seus produtos para a Huawei.

"O que eles estão tentando fazer é garantir que nenhum chip que eles possam controlar vá para a Huawei." - Fonte não identificada da Reuters. 

Essa possível medida incluiria companhias como a TSMC de Taiwan, que é uma fabricante de chips bastante importante para a unidade HiSilicon da Huawei - assim como para a Apple e Qualcomm. Uma porta-voz da TSMC disse que a empresa não responde perguntas "hipotéticas" e não comenta sobre clientes individuais.

De acordo com um relatório da Everbright Securities da China, a maioria das fabricantes de chips chinesas dependem de equipamentos vindos de companhias dos Estados Unidos como KLALam ResearchApplied Materials. Caso a mudança seja aprovada, será mais um impacto notável para a segunda maior fabricante de smartphones do mundo.

"Não existe uma linha de produção na China que use apenas equipamentos fabricados na China, por isso é muito difícil fabricar chipsets sem o equipamento dos EUA." - Relatório da Everbright Securities.

Continua após a publicidade

Como já foi mencionado, a proposta de bloqueio dos chips já foi redigida, mas uma das fontes da Reuters afirma que "sua aprovação está longe de ser certa". Novas restrições de comércio com a Huawei por parte dos Estados Unidos devem ser discutidas nesta e na próxima semana.

Via: Investing
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.