Cientistas criam dispositivo capaz de gerar eletricidade a partir da umidade do ar
Créditos: UMass Amherst/Yao and Lovley labs

Air-gen gera energia limpa 24 horas por dia, 7 dias por semana

Cientistas da Universidade de Massachusetts Amherst desenvolveram um dispositivo que usa uma proteína natural para criar eletricidade a partir da umidade no ar, uma nova tecnologia que eles dizem que pode ter implicações significativas para o futuro da energia renovável e no futuro da medicina.

10/02/2020 às 15:58

Chuva vai se tornar uma fonte altamente eficaz de energia em ...

Uma única gota de água poderá acender 100 lâmpadas de LED

Como relatado na revista Nature, os laboratórios do engenheiro elétrico Jun Yao e do microbiologista Derek Lovley na UMass Amherst criaram um dispositivo que eles chamam de "Air-gen", ou gerador movido a ar, com nanofios de proteína eletricamente condutores produzidos pelo micróbio Geobacter.

O Air-gen conecta eletrodos aos nanofios proteicos de tal forma que a corrente elétrica é gerada a partir do vapor de água naturalmente presente na atmosfera.

Corrente elétrica é gerada a partir do vapor de água naturalmente presente na atmosfera.

"Estamos literalmente gerando eletricidade do ar", dise Yao. "O Air-gen gera energia limpa 24 horas por dia, 7 dias por semana." Lovley, que avançou materiais eletrônicos sustentáveis baseados em biologia ao longo de três décadas, acrescenta: "É a aplicação mais incrível e emocionante de nanofios proteicos até agora."

A nova tecnologia desenvolvida no laboratório de Yao não é poluente, é renovável e de baixo custo. Ela pode gerar energia mesmo em áreas com umidade extremamente baixa, como o Deserto do Saara. A tecnologia oferece vantagens significativas em comparação com outras formas de energia renovável, incluindo solar e eólica, diz Lovley, porque ao contrário dessas duas fontes de energia renovável, o Air-gen não requer luz solar ou vento, e "funciona até mesmo em ambientes internos".

O dispositivo Air-gen requer apenas uma fina película de nanofios de proteína com menos de 10 mícrons de espessura, explicam os pesquisadores. A parte inferior do filme repousa em um eletrodo, enquanto um eletrodo menor que cobre apenas parte do filme nanofio fica na parte superior. A película absorve o vapor de água da atmosfera. Uma combinação da condutividade elétrica e química dos nanofios proteicos, juntamente com os poros finos entre os nanofios dentro da película, estabelece as condições que geram uma corrente elétrica entre os dois eletrodos.

Os pesquisadores dizem que a geração atual de dispositivos Air-gen é capaz de alimentar pequenos eletrônicos, e eles esperam trazer a invenção para escala comercial em breve. Os próximos passos que estão sendo planejados por eles incluem o desenvolvimento de um pequeno Air-gen que pode alimentar dispositivos eletrônicos vestíveis, como monitores de saúde e fitness e relógios inteligentes, o que eliminaria a exigência de baterias tradicionais. Eles também esperam desenvolver versões do Air-gen aplicáveis aos telefones celulares, o que pode eliminar a necessidade de recarregar os aparelhos periodicamente.

03/02/2020 às 11:19

Eternit firma parceria com UFSC para 1ª telha fotovoltaica de...

Tégula Solar deve ser comercializada a partir do segundo semestre deste ano

Yao diz que "o objetivo final é fazer sistemas em larga escala". "Por exemplo, a tecnologia pode ser incorporada em tinta de parede que poderia ajudar a alimentar sua casa. Ou, podemos desenvolver geradores autônomos movidos a ar que fornecem eletricidade fora da rede. Assim que chegarmos a uma escala industrial para a produção de fios, espero que possamos fazer grandes sistemas que farão uma grande contribuição para a produção sustentável de energia."

Continuando a avançar as capacidades biológicas práticas do Geobacter, o laboratório de Lovley desenvolveu recentemente uma nova cepa microbiana para produzir nanofios de proteína em massa mais rapidamente e sem elevar seu custo. "Transformamos E. coli em uma fábrica de nanofios de proteína", disse ele. "Com esse novo processo escalável, a oferta de nanofios de proteína não será mais um gargalo para o desenvolvimento dessas aplicações."

Fonte: TweakTown, Universidade de Massachusetts Amherst