Motorista que morreu por Autopilot da Tesla sabia da falha no sistema

Motorista que morreu por Autopilot da Tesla sabia da falha no sistema

Novas informações apontam que o condutor estava jogando no celular momentos antes da batida

Uma falha no sistema Autopilot da Tesla causou um acidente fatal em 2018 e matou Walter Huang enquanto ele dirigia em uma rodovia. Apesar do caso ser antigo, novas informações apontam que o motorista já sabia da falha presente no piloto automático do carro em uma determinada parte da rota. Ainda não há confirmação se o motorista tentou alertar a Tesla sobre o bug. 

De acordo com novos reportes sobre o caso, o Autopilot do Model X de Huang se confundia quando o veículo se aproximava de uma saída à esquerda de uma determinada rodovia nos Estados Unidos (rodovia 101) enquanto o veículo viajava a 110 km/h. Desde o acidente, surgiram novas informações e novos documentos divulgados pelo Conselho Nacional de Segurança em Transportes (NTSB) do país norte-americano. Os documentos confirmam que Huang teve a experiência dessa mesma falha no mesmo local diversas vezes antes de sua morte. 

Carro da Tesla se envolve em novo acidente fatal com o piloto automático ligado

Segundo a apuração dos novos documentos, o motorista dirigiu pelo mesmo local e tomou a direção do carro assim que notou a falha. Esses dados foram coletados a partir do cartão SD dentro do Model X de Huang. Um amigo de Huang chegou a conversar com ele dias antes do acidente para saber como estava o carro. Uma captura de tela (abaixo) mostra a conversa dos dois em chinês. O amigo pergunta se Huang sente que o AutoPilot está melhor, enquanto o motorista responde que não viu diferença e que o sistema continua jogando o veículo para o meio da pista. 

A família de Huang disse que ele chegou a notificar a Tesla sobre esse problema no AutoPilot e até visitou uma oficina da Tesla. Por outro lado, a empresa disse que não possui registro de Huang compartilhando essas informações. Os registros da Tesla mostram que Huang relatou "um problema com o GPS / Navegação, fazendo com que o controle de cruzeiro não funcionasse direito".

17/02/2020 às 12:23
Notícia

Veja como o Tesla Model X salvou a vida do motorista em acidente

Veículo não capotou mesmo após o usuário se perder em uma curva

Outras informações também mostraram que o motorista estava jogando no celular minutos antes do acidente. Entretanto, os dados não conseguem apontar com clareza se a fatalidade aconteceu enquanto Huang estava prestando atenção no game mobile. Em teoria, todo motorista usando Autopilot deve estar atento à estrada para assumir o controle do carro caso algum imprevisto aconteça.

Continua após a publicidade

A história ainda está sendo apurada e estudada pelo Conselho Nacional de Segurança em Transportes.

Fonte: ArsTechnica
User img

Mariela Cancelier

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.