DJI Drone-to-Phone Remote ID mostra localização de drones em tempo real no celular
Créditos: Dji

DJI Drone-to-Phone Remote ID mostra localização de drones em tempo real no celular

Drone-To-Phone disponibiliza informações sobre o registro do drone e localização do piloto

A DJI lançou recentemente uma solução para aumentar o controle de toda a população com os drones. A falta de conhecimento sobre os dispositivos pode gerar desconforto para as pessoas, principalmente para aquelas que não tem acesso a tecnologia. Para isso, a principal empresa no ramo lançou a proposta do app Drone-To-Phone. Neste sistema é possível ver onde está acontecendo o voo, quem o está realizando, um código da aeronave junto com um sistema de mapas.

22/03/2020 às 17:16
Artigo

REMOTE ID - Nova legislação dos EUA pode tornar ilegal TODOS ...

O REMOTE ID pretende rastrear todos os drones em tempo real e obrigar uso de chip 4G

O órgão de regulamentação de aviação dos EUA, a FAA, lançou uma proposta há alguns meses para aumentar o controle sobre voos de drones. O Remote ID obrigaria todos as aeronaves que voassem em solo americano a ter um registro de identificação. Para isso, seria necessário começar a colocar chips 4G, para acesso em tempo real da localização. O que tornaria a tecnologia ainda mais cara, e deixaria ilegal os modelos atuais que não possuem acesso a chips. Para entender a proposta completa, acesse este link, fizemos um artigo com todas as informações.

Com a proposta da DJI não seria necessário adicionar nenhum hardware. Apenas um update de firmware já seria o suficiente para os drones atuais se adequarem a nova legislação. Vale lembrar que essa é uma proposta da empresa, que contrapõe a que está sendo divulgada pelo órgão estadunidense, mas que ainda não foi aprovada. Isso tornaria mais simples para os modelos atuais, mas poderia complicar muito para outros drones que sequer possuem software.

A proposta da DJI é que a solução de controle seja feita por atualização de firmware, tornando mais fácil a adequação dos atuais modelos

A empresa explica que o sistema seria muito simples. Para utilizá-lo é necessário apenas conexão com WiFi. No momento em que o piloto levantasse o seu drone as informações estariam disponíveis não somente para ele, como para todas as demais pessoas com acesso ao app. Não é necessário ser cliente da DJI para ter acesso as informações. 

O Drone-To-Phone seria um modo de qualquer pessoa conseguir saber em tempo real onde o drone está voando, o seu número de identificação e qual a localização do piloto. A DJI informa que esse é um modo de deixar os voos mais seguros, tanto para quem está voando como para as demais pessoas. Você pode acompanhar toda a explicação da empresa no vídeo abaixo:

Algumas questões ainda não foram totalmente esclarecidas. A DJI fala durante o vídeo que não vai obrigar os usuários a escolher alguma forma específica de identificação. Ela fala que há dois modos possíveis: por uma rede de dados - que identifica todos os Remote ID -, e o sistema por software, que pode ser utilizado por qualquer pessoa. O problema da primeira solução é que esses identificadores são pagos, além de precisar de conexão com a internet, seria necessário pagar taxas para esses serviços.

O Drone-to-Phone seria disponibilizado gratuitamente, mas é mencionado apenas os drones da própria DJI. A empresa é conhecida por disponibilizar a tecnologia que cria para ser replicada por outras empresas. É esperado que o código utilizado no firmware de atualização seja aberto, assim as demais empresas poderiam utilizar o mesmo sistema. Isso ainda não foi confirmado e não tem como saber qual será o método adotado por outras fabricantes do ramo.

Via: DroneDJ
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Pesquisadores da Austrália estão trabalhando em drones para detecção do Coronavírus

Pesquisadores da Austrália estão trabalhando em drones para detecção do Coronavírus

Drone poderá monitorar a temperatura e a frequência cardíaca e respiratória, e detectar quando alguém espirrar ou tossir


Empresa chinesa de automóveis usa drones para entregar chaves de carros

Empresa chinesa de automóveis usa drones para entregar chaves de carros

Carros são pulverizados com desinfetantes antes de serem entregues aos clientes


DJI explica como drones ajudam no combate ao Covid-19

DJI explica como drones ajudam no combate ao Covid-19

Aeronaves auxiliam na entrega de suprimentos, esterilização de ambientes públicos, verificação de temperatura e mais


Google vai atualizar app Podcasts com novo design e funções

Google vai atualizar app Podcasts com novo design e funções

Update já está liberado para alguns usuários Android


Imagens feitas por drone mostram Paris deserta durante quarentena do Coronavírus

Imagens feitas por drone mostram Paris deserta durante quarentena do Coronavírus

Assim como grande parte do mundo, a França está praticando o isolamento social para evitar a COVID-19