Google Chrome 81 trará suporte para realidade aumentada e NFC

Google Chrome 81 trará suporte para realidade aumentada e NFC

Nova versão do navegador já está disponível como Beta para Windows e outras plataformas

O Google Chrome 80 foi lançado no início deste mês e com isso a versão 81 agora começou a ser disponibilizada como Beta para Windows, macOS, Linux, Android e Chrome OS. Esta atualização não traz muitas alterações voltadas para o usuário, mas traz novas APIs para criação de aplicativos web poderosos.

28/01/2020 às 16:00
Notícia

Microsoft vai ajudar Google a levar recurso de organização de...

Ferramenta marca mais uma colaboração entre Microsoft e Google em seus navegadores

Web NFC
O Google tem trabalhado por anos para preencher a lacuna entre aplicativos web e nativos, e parte disso envolve dar aos aplicativos web o mesmo acesso ao hardware que os aplicativos nativos desfrutam. A API Web Bluetooth foi um grande passo nessa direção, e agora a tecnologia NFC (Near Field Communication) também pode ser utilizada por aplicativos web.

A nova API Web NFC permite que aplicativos web leiam e gravem em tags NFC. O Google diz que isso será útil para exposições de museus, gerenciamento de estoque, para fornecer informações em crachás de conferência, e para qualquer outra coisa que a NFC já está sendo usada.

A API toda é bem fácil de usar pelos desenvolvedores — apenas algumas linhas de código são necessárias para escrever dados para uma tag ou para ler dados existentes. Vale destacar que o Web NFC está na fase de avaliação, o que significa que o padrão ainda pode mudar e não vem habilitado por padrão.

Realidade aumentada e API Hit Test
A WebXR é a nova versão da API WebVR e foi projetada para criar experiências de realidade virtual e realidade aumentada em seu navegador. O Google Chrome 81 Beta finalmente oferece o suporte para realidade aumentada para todos, não sendo mais necessário habilitar recursos experimentais nas opções do navegador. Ele também adiciona suporte para a API Hit Test.


Google Chrome 81 trará suporte para realidade aumentada e NFC

A API Hit Test possibilita que os aplicativos da Web coloquem objetos virtuais em pontos do mundo real usando a câmera de um dispositivo. Estes objetos permanecem em seus lugares enquanto você move a câmera.

O Google Chrome no Android usa o Google Play Services para AR (anteriormente como ARCore) para alimentar o WebXR, então isso funciona tão bem quanto qualquer aplicativo de realidade aumentada para Android.

Continua após a publicidade

Outras novidades na versão 81 Beta incluem a remoção do suporte para TLS 1.0 e 1.1, o que fará com que os sites que ainda usam estes protocolos de segurança sejam marcados como inseguros, melhorias no suporte para o protocolo TLS 1.3 e mais.

Os desenvolvedores podem obter mais informações acessando o post publicado no Chromium Blog. A versão Beta do Google Chrome 81 está disponível para as plataformas suportadas em https://www.google.com/chrome/beta/
 

Fonte: BGR
User img

Fabio Rosolen

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.