SpaceX lança quinto lote de satélites Starlink
Créditos: SpaceX

SpaceX lança quinto lote de satélites Starlink

Os 60 satélites foram colocados em órbita pelo foguete Falcon 9

A SpaceX de Elon Musk lançou seu quinto lote de 60 satélites Starlink na manhã desta segunda-feira, representando mais um passo em direção à visão de Musk de criar uma rede espacial para fornecer serviço de internet com banda larga em todo o mundo.

30/01/2020 às 15:41
Notícia

SpaceX chega à marca de 240 satélites Starlink de internet co...

Para ter uma cobertura global significativa, sistema precisa de 1.100 satélites

Um foguete Falcon 9 da SpaceXdecolou da Estação da Força Aérea do Cabo Canaveral na Flórida por volta das 10:05 no horário local e a implantação dos 60 satélites ocorreu como planejado.

Gywnne Shotwell, presidente e diretora de operações da SpaceX, disse no início deste mês que a SpaceX provavelmente vai se separar da Starlink no futuro e vender suas ações para o público. "No momento, somos uma empresa privada, mas Starlink é o tipo certo de negócio que podemos tomar público", disse Shotwell. 

A decolagem de hoje pode ser vista no tweet abaixo:

A SpaceX é uma das poucas empresas que querem construir um sistema de internet com alta velocidade para pessoas em todo o mundo. A página do projeto Starlink diz que o objetivo é “fornecer internet rápida e confiável para locais onde o acesso não é confiável, é caro ou completamente indisponível". O serviço pode entrar em operação no norte dos Estados Unidos e no Canadá ainda este ano.

Tal serviço efetivamente faria da SpaceX uma empresa de telecomunicações que também tem um negócio de lançamento de foguetes.

Continua após a publicidade

Com suas missões, a SpaceX tem lançado cerca de 60 satélites de cada vez em órbita, e com mais alguns ela deve passar a ter cobertura global. O custo do serviço será "menor do que o que você está pagando agora e oferecerá uma velocidade cerca de cinco a dez vezes maior do que a que você está recebendo", disse Shotwell no início deste mês em um evento de investidores organizado pela JPMorgan Chase & Co. em Miami.

A SpaceX passou a dominar a indústria de foguetes comerciais, com clientes que incluem a NASA, as forças armadas dos EUA e operadores de satélites comerciais.

A Starlink e sua capacidade de fornecer internet de alta velocidade em todo o mundo ajudaram investidores privados na SpaceX a justificar uma avaliação de cerca de US$ 33 bilhões. Musk há muito sustenta que é improvável que própria SpaceX se torne uma empresa pública até que esteja regularmente transportando pessoas para Marte.
 

Fonte: Bloomberg
User img

Fabio Rosolen

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.