A TrendForce, empresa de análise de mercado, divulgou um novo levantamento que mostra o possível impacto do coronavírus no mercado de tecnologia mundial. De acordo com os dados, o setor que deve sofrer mais durante o primeiro trimestre de 2020 é o de relógios inteligentes, seguido dos notebooks e smart speakers.
Entenda o que é o Coronavírus e como ele pode afetar a indúst...
Empresas estão parando temporariamente sua produção para conter o vírus
Por causa das mudanças no mercado chinês, as vendas de smartwatches devem cair até 16%, enquanto notebooks devem sofrer uma queda de 12,3%. Passando para smartphones, a expectativa era que 307 milhões de aparelhos fossem produzidos nesse primeiro trimestre. Porém, esse número deve diminuir para 275 milhões até março (queda de 10,4%), de acordo com a análise de mercado.
Quatro das maiores fabricantes de smartphones chinesas (Huawei, Oppo, Vivo e Xiaomi) devem perder cerca de 15,2% do total de seus embarques trimestrais, e a principal montadora de iPhones da Apple, a Foxconn, também está tendo problemas nos níveis de produção. Além disso, os chips 5G provavelmente não terão um aumento de circulação significativo até o último trimestre do ano - isso tudo de acordo com uma segunda pesquisa publicada pelo DigiTimes.
Outro setor que deve sofrer as consequências do vírus é o dos consoles. A TrendForce espera uma queda de 10,1% nas vendas ( de 6,9 milhões para 6,2 milhões), e analistas acreditam que o surto do coronavírus pelo mundo irá causar problemas para o lançamento dos consoles da próxima geração, o PlayStation 5 e o Xbox Series X.
MWC 2020 é cancelada devido ao coronavírus e desistência de v...
A Mobile World Congress é a maior feira anual da indústria de smartphones
Ainda segundo a TrendForce, as empresas chinesas estão sentindo os efeitos das quarentenas e pausas de produção, mas os produtos estocados tem ajudado a segurar a demanda de mercado atual. No entanto, a tendência da situação é piorar.
De acordo com a pesquisa do DigiTimes, as empresas de design de circuitos integrados (IC) na China e em Taiwan terão um grande impacto negativo em suas receitas no primeiro trimestre de 2020. O setor de semicondutores pode não cair mais do que o esperano até março, mas as receitas começarão a enfraquecer de fato no segundo trimestre.
A produção de baterias voltadas para aplicações IT, que está bastante concentrada na China, também está sofrendo grandes impactos devido à epidemia, e outros produtos (monitores, memórias, etc.) devem ter um aumento de preços nos próximos meses. Aqui no Brasil, marcas como a Samsung também já anunciaram que vão diminuir o fluxo de montagem de dispositivos, pois as peças não estão chegando.
Via: DigiTimes, Tomshardware, 9to5mac, guru3d, Adrenaline