Uma nova técnica de impressão 3D promete reduzir o tempo para criar objetos e simplesmente imprimir qualquer coisa em segundos! Quem já utilizou ou acompanhou um processo de impressão 3D sabe que o objeto é feito através da construção de camada por camada, e isso demora horas ou até mesmo dias dependendo do quê a pessoa quer fazer. Mas e se pudéssemos imprimir tudo de uma vez ao invés de criar diversas camadas horizontais?
Dicas de impressão 3D para quem está começando!
Para solucionar o problema da demora da impressão, uma nova técnica demonstrada por pesquisadores da Ecole polytechnique fédérale de Lausanne, na Suíça, conseguiu imprimir um modelo inteiro em segundos. As impressoras 3D são em sua maioria destinadas para construir protótipos e peças específicas para serem testadas ou servir como modelo de alguma apresentação. Esse processo de impressão 3D nada mais é do que centenas camadas horizontais 2D que são lentamente postas umas em cima das outras para formar o objeto.
O vídeo de demonstração pública abaixo mostra o processo de criação de um objeto de 16 mm × 16 mm × 20 mm. Essa é considerada como uma das menores impressoras 3D do mundo.
A nova técnica constrói um modelo "de dentro pra fora" a partir de uma resina fotossensível, moldando e endurecendo ela com um laser. Esse processo é comparável com o que é utilizado em raios-x e ultrassom, que permitem a impressão rotacional, de acordo com o relatório da pesquisa. A luz do laser é modulada com um chip DLP, que cobre todo o volume de construção e o recipiente de resina gira enquanto está sendo exposto à luz. O laser projeta o modelo em diferentes perspectivas de rotação, sincronizadas com a resina giratória. É assim que um modelo 3D inteiro pode ser produzido em segundos.
"Atualmente, o sistema é capaz de criar estruturas de dois centímetros com uma precisão de 80 micrômetros, basicamente o mesmo que o diâmetro de uma mecha de cabelo. Mas à medida que refinamos a tecnologia, deve ser possível moldar objetos maiores, potencialmente de até 15 centímetros", declarou a equipe de pesquisa.
Testamos uma impressora 3D! Veja como funciona essa tendência.
Via: ARS Technica