Teste mostra que a tela de vidro do Galaxy Z Flip não é muito durável
Créditos: Samsung

Teste mostra que a tela de vidro do Galaxy Z Flip não é muito durável

Tela anunciada como sendo de vidro pode ser arranhada facilmente como uma de plástico

A afirmação da Samsung de que o novo Galaxy Z Flip usa "Ultra Thin Glass" soou como um verdadeiro avanço quando o telefone dobrável foi anunciado na semana passada.

12/02/2020 às 09:21
Notícia

Samsung anuncia chegada do Galaxy Z Flip no Brasil

Vendas começam no dia 11 de março e o aparelho chega com preço sugerido de R$ 8.999

Até agora, telas dobráveis têm usado painéis de plástico, que podem ser facilmente arranhados com uma unha. Com o Z Flip usando vidro, por mais fino que seja, a empresa deu e entender que ele seria bem mais durável para uso a longo prazo.

A má notícia é que parece que a mudança para vidro não ajudou muito.

Zack Nelson colocou as mãos no segundo telefone dobrável da Samsung e os resultados de seu teste de durabilidade JerryRigEverything não inspiram muita confiança no aparelho.

Teste mostra que a tela de vidro do Galaxy Z Flip não é muito durável

A tela do Z Flip começa a exibir marcas e arranhões permanentes bem antes de um vidro normal. Parte do teste de durabilidade JerryRigEverything envolve o uso de ferramentas com diferentes níveis de dureza Mohs para testar quando o vidro da tela começa a exibir danos.

Em vídeos anteriores, alguns smartphones “começaram a exibir arranhões quando foi usada uma ferramenta com nível 6 de dureza Mohs e riscos mais profundos com uma ferramenta com nível 7”.

No caso do celular Galaxy Z Flip da Samsung, os danos na tela começam a aparecer com o nível 3 de dureza Mohs e ficam bem mais aparentes com o nível 3 – o que coloca sua tela no mesmo nível das telas de plástico do Galaxy Fold e do novo Motorola Razr.

"Esta tela não é de forma alguma resistente a arranhões", diz Nelson no vídeo. No final do vídeo, ele começa a fazer pequenos furos na tela que fazem o painel OLED parar de funcionar corretamente - mas não há sinal de qualquer fratura de vidro.

Continua após a publicidade

Durante a revelação do Galaxy Z Flip, a Samsung foi categórica em afirmar que a tela era vidro. Sobre o resultado do teste de durabilidade, a Samsung enviou uma nota por email para o site The Verge dizendo que o “Galaxy Z Flip possui uma tela Infinity Flex com Ultra Thin Glass (UTG) da Samsung para oferecer um visual elegante e premium e oferecer uma experiência de visualização imersiva." "A tecnologia UTG da Samsung é diferente de outros dispositivos topo de linha Galaxy. Embora a tela seja dobrável, ela deve ser tratada com cuidado. Além disso, o Galaxy Z Flip tem uma camada protetora em cima do UTG como o Galaxy Fold.”

Quando questionada se planejava oferecer um serviço de substituição de tela para o Z Flip como fez com o Galaxy Fold, a Samsung confirmou que sim. Ela vai oferecer o serviço. Compradores do Z Flip poderão obter uma substituição de tela por US$ 119. Além disso, você também poderá obter gratuitamente, e apenas uma vez, um protetor de tela especializado projetado para o Z Flip.

Nelson acha que a Samsung poderia estar usando um polímero plástico híbrido (com pedaços microscópicos de vidro misturados) para que ele possa anunciar esta tela como "vidro". Mas se ele realmente pode ser arranhado tão facilmente, o que parecia ser um ponto de venda significativo para o Galaxy Z Flip agora está começando a parecer marketing exagerado.

Fonte: The Verge, Engadget
User img

Fabio Rosolen

XBOX SERIES X/S em MÃOS! Veja como são OS CONSOLES da NOVA GERAÇÃO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.