O Instagram gerou uma receita de aproximadamente US$ 20 bilhões somente em publicidade em 2019. Sozinho, o aplicativo de compartilhamento de fotos gerou mais de um quarto da receita do Facebook no ano passado, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.
A Bloomberg – que obteve os números de fontes que pediram para não serem identificadas – destaca que o resultado é bem superior ao do Youtube por exemplo, que revelou, pela primeira vez, um lucro de US$ 15,1 bilhões em vendas de anúncios. Ao contrário da plataforma de vídeos do Google, o Instagram não compartilha as receitas de publicidade com usuários que geram conteúdo no app.
O resultado é bem superior ao do Youtube, que revelou, pela primeira vez, um lucro de US$ 15,1 bilhões em vendas de anúncios.
O Facebook não divulga as receitas de seus aplicativos separadamente. Ao invés disso, destaca em seus relatórios de ganhos a integração de suas propriedades (Messenger, WhatsApp e Instagram, dentre outras) como uma "família de apps".
A rápida expansão do Instagram tem se tornado cada vez mais importante na estratégia do Facebook. Em 2018, a empresa de Mark Zuckerberg revelou que o aplicativo de fotos já contava com mais de de 1 bilhão de usuários – número que não foi mais atualizado desde então.
WhatsApp alcança a impressionante marca de 2 bilhões de usuár...
Aplicativo se une ao Facebook e se torna o segundo serviço a atingir o feito
O Instagram, que não possuía um modelo para gerar receita até ser adquirido pelo Facebook, agora gera dinheiro com a venda de anúncios que parecem postagens no feed principal e também através dos stories. Nos últimos dois anos, a frequência de anúncios aumentou para elevar os lucros da empresa.
A Bloomberg recorda que o Facebook segue investigado nos EUA. A agência especula que os excelentes resultados financeiros gerados pelo Instagram podem ajudar a explicar porque Mark Zuckerberg se opôs a pedidos de desmembramento do Facebook levantados por congressistas americanos.