Empresa japonesa cria conector USB-C de alta velocidade à prova d'água e poeira
Créditos: PCMag

Empresa japonesa cria conector USB-C de alta velocidade à prova d'água e poeira

Novo produto da MinebeaMitsumi é compatível com Thunderbolt 3 e tem certificado IP68

A empresa japonesa MinebeaMitsumi anunciou nessa semana um novo conector USB-C que é compatível com a tecnologia Thunderbolt 3 de conexão de alta velocidade e garante ainda proteção contra água e poeira, com certificado oficial IP68.

Isso significa dizer que a conexão é à prova d'água e poeira. Segundo a fabricante, seus novos conectores da série CAM-L41 podem ser submersos por até 30 minutos, em profundidades de até 1,5 metro. E o mais interessante disso não é apenas o formato moderno USB-C do conector, mas também que se trata de um produto de alta performance, compatível com Thunderbolt 3. O padrão permite transferência de dados em grandes velocidades de até 40 Gbps, além de entregar mais energia para o componente.

A novidade chama a atenção porque justamente os conectores, que geralmente apresentam partes eletrônicas expostas, costumam ser o maior problema para as fabricantes criarem produtos à prova d'água. Muitas fabricantes de celular, por exemplo, optam por colocar "tampas" e coberturas para proteger essas conexões. A solução da MinebeaMitsumi protege o conector mesmo com ele completamente exposto, o que é especialmente vantajoso para proteger seu produto de acidentes, aqueles momentos em que você não esperava deixar seu celular se molhar e ele simplesmente cai numa poça.

Claro que não são apenas smartphones que podem se beneficiar do novo conector, já que o padrão USB conseguiu se tornar tão universal quanto seu nome indica. Notebooks voltados para uso externo, vestíveis, dispositivos médicos, vários aparelhos domésticos conectados, enfim, são muitos os exemplos que podem se beneficiar de um conector USB-C à prova d'água de alta performance.

17/01/2020 às 14:33
Notícia

Primeiros computadores com conexão USB 4.0 devem chegar ainda...

Tecnologia chegará junto com as placas-mãe com chipsets AMD de série 600

Os conectores foram anunciados nessa semana, então deve levar um tempo ainda pra vermos produtos com eles chegando ao consumidor final, mas eles já estão disponíveis e a MinebeaMitsumi tem planos para conseguir uma certificação USB 4 para eles também.

Fonte: Adrenaline
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

TUDO que o NVIDIA BROADCAST consegue fazer!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.