Aplicativo chinês detecta infectados com Coronavírus e avisa aos usuários próximos
Créditos: technologyreview

Aplicativo chinês detecta infectados com Coronavírus e avisa aos usuários próximos

O Detector de contato próximo usa dados dos chineses dentro do app

A China está lançando um aplicativo para saber se os cidadãos tiveram contato com pessoas infectadas. O "detector de contato próximo", em tradução livre, identifica as pessoas que podem estar infectadas com o vírus, independente da sua localidade, e avisa para as demais se elas circularam por esses ambientes. 

18/02/2020 às 12:00
Artigo

Entenda o que é o Coronavírus e como ele pode afetar a indúst...

Empresas estão parando temporariamente sua produção para conter o vírus

Segundo informações divulgadas pela BBC, o aplicativo foi desenvolvido pelos departamentos governamentais e pela China Electronics Technology Group Corporation. Ele é apoiado por dados das autoridades de saúde e transporte, que disponibilizam informações gerais de lugares onde há mais identificados com a doença e mapas de circulação de pessoas.

O aplicativo usa informações pessoais dos chineses, já que seu diagnóstico é algo totalmente privado. Ainda assim, a advogada de tecnologia de Hong Kong do escritório de advocacia DLA, Piper Carolyn Big, explica que "na China e em toda a Ásia, os dados não são vistos como algo a ser bloqueado, é algo que pode ser usado. Desde que feito de forma transparente, com o consentimento, quando necessário."

O aplicativo usa informações pessoais, disponibilizando de forma geral para os demais cidadãos

Com essas informações o usuário tem como saber se frequentou ambientes em que podem estar em risco. Um mapa mostra lugares onde o cuidado deve ser ainda maior, com cores mais escuras indicando. O App ainda auxilia com informações extras sobre o que fazer se está com suspeita, além de disponibilizar contatos médicos de forma simplificada.

Quanto mais escuro estiver as cores, maior são os números de casos. Nesses casos, o recomendado é que as pessoas evitem estar em ambientes com grande circulação, se mantendo afastados na maior parte do tempo. 

Continua após a publicidade

O governo chinês fala para evitar o contato próximo. Isso vai além de encostar em pessoas. segundo o Dr. Dráuzio Varella, um espirro pode contaminar uma pessoa em até 8 metros de distância. Isso indica que mesmo estando longe de alguém infectado, a possibilidade de transmissão ainda é alta. Portanto, pessoas que trabalham no mesmo ambiente, compartilhem a residência, passageiros de trens, ônibus, metrôs e trens, com alguém infectado, também podem estar com o vírus. 

31/01/2020 às 15:16
Notícia

Veja como os chineses estão construindo um hospital com mais ...

País usa como modelo projeto erguido em 2003 durante epidemia de SARS

Caso a pessoa apresente alguns dos sintomas da doença, que são: febre alta, espirros, tosses, dificuldades para respirar, e estiveram em ambientes com pessoas infectadas devem permanecer isolados e procurar as autoridades médicas. Quanto mais informações o paciente tiver, mais fácil pode ser o seu tratamento. Por esse motivo, o app pode ser extremamente útil.

O aplicativo está disponível apenas para os usuários chineses no momento. Big fala ainda que "Do ponto de vista chinês, este é um serviço realmente útil para as pessoas. É uma ferramenta realmente poderosa que realmente mostra o poder dos dados que estão sendo usados para o bem". Já se sabe que o governo chinês usa os dados dos cidadãos para o controle, mas nesse caso em específico, não é considerado controverso, já que é pelo bem comum das demais pessoas.

Via: BBC
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

DICA: Veja como formatar o WINDOWS 10 sem PEN DRIVE [FÁCIL]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.