Aplicativo chinês detecta infectados com Coronavírus e avisa aos usuários próximos
Créditos: technologyreview

Aplicativo chinês detecta infectados com Coronavírus e avisa aos usuários próximos

O Detector de contato próximo usa dados dos chineses dentro do app

A China está lançando um aplicativo para saber se os cidadãos tiveram contato com pessoas infectadas. O "detector de contato próximo", em tradução livre, identifica as pessoas que podem estar infectadas com o vírus, independente da sua localidade, e avisa para as demais se elas circularam por esses ambientes. 

18/02/2020 às 12:00
Artigo

Entenda o que é o Coronavírus e como ele pode afetar a indúst...

Empresas estão parando temporariamente sua produção para conter o vírus

Segundo informações divulgadas pela BBC, o aplicativo foi desenvolvido pelos departamentos governamentais e pela China Electronics Technology Group Corporation. Ele é apoiado por dados das autoridades de saúde e transporte, que disponibilizam informações gerais de lugares onde há mais identificados com a doença e mapas de circulação de pessoas.

O aplicativo usa informações pessoais dos chineses, já que seu diagnóstico é algo totalmente privado. Ainda assim, a advogada de tecnologia de Hong Kong do escritório de advocacia DLA, Piper Carolyn Big, explica que "na China e em toda a Ásia, os dados não são vistos como algo a ser bloqueado, é algo que pode ser usado. Desde que feito de forma transparente, com o consentimento, quando necessário."

O aplicativo usa informações pessoais, disponibilizando de forma geral para os demais cidadãos

Com essas informações o usuário tem como saber se frequentou ambientes em que podem estar em risco. Um mapa mostra lugares onde o cuidado deve ser ainda maior, com cores mais escuras indicando. O App ainda auxilia com informações extras sobre o que fazer se está com suspeita, além de disponibilizar contatos médicos de forma simplificada.

Quanto mais escuro estiver as cores, maior são os números de casos. Nesses casos, o recomendado é que as pessoas evitem estar em ambientes com grande circulação, se mantendo afastados na maior parte do tempo. 

O governo chinês fala para evitar o contato próximo. Isso vai além de encostar em pessoas. segundo o Dr. Dráuzio Varella, um espirro pode contaminar uma pessoa em até 8 metros de distância. Isso indica que mesmo estando longe de alguém infectado, a possibilidade de transmissão ainda é alta. Portanto, pessoas que trabalham no mesmo ambiente, compartilhem a residência, passageiros de trens, ônibus, metrôs e trens, com alguém infectado, também podem estar com o vírus. 

31/01/2020 às 15:16
Notícia

Veja como os chineses estão construindo um hospital com mais ...

País usa como modelo projeto erguido em 2003 durante epidemia de SARS

Caso a pessoa apresente alguns dos sintomas da doença, que são: febre alta, espirros, tosses, dificuldades para respirar, e estiveram em ambientes com pessoas infectadas devem permanecer isolados e procurar as autoridades médicas. Quanto mais informações o paciente tiver, mais fácil pode ser o seu tratamento. Por esse motivo, o app pode ser extremamente útil.

O aplicativo está disponível apenas para os usuários chineses no momento. Big fala ainda que "Do ponto de vista chinês, este é um serviço realmente útil para as pessoas. É uma ferramenta realmente poderosa que realmente mostra o poder dos dados que estão sendo usados para o bem". Já se sabe que o governo chinês usa os dados dos cidadãos para o controle, mas nesse caso em específico, não é considerado controverso, já que é pelo bem comum das demais pessoas.

Via: BBC
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Vacina contra o Coronavírus financiada por Bill Gates está pronta para testes em humanos

Vacina contra o Coronavírus financiada por Bill Gates está pronta para testes em humanos

40 voluntários foram selecionados para os testes


Correios anuncia armazenamento de encomendas durante decretos contra COVID-19

Correios anuncia armazenamento de encomendas durante decretos contra COVID-19

Empresa diz que não fará novas tentativas de entregas por enquanto


Veículos autônomos estão transportando testes de COVID-19 na Flórida

Veículos autônomos estão transportando testes de COVID-19 na Flórida

Isso teoricamente minimiza a exposição ao vírus e libera a equipe médica para cuidar dos pacientes


WhatsApp passa a limitar o encaminhamento de certas mensagens

WhatsApp passa a limitar o encaminhamento de certas mensagens

Não será mais possível encaminhar mensagens com "setas duplas" para mais de um chat por vez


Estudo mostra que Coronavírus pode ficar até sete dias em máscaras cirúrgicas

Estudo mostra que Coronavírus pode ficar até sete dias em máscaras cirúrgicas

Cientistas mostram quanto tempo o vírus fica ativo em diferentes objetos