Já houveram diversas tentativas de usar a chuva como fonte de energia, mas talvez estejamos mais perto de conseguir do que nunca. Um grupo de pesquisadores da CityU (City University of Hong Kong) desenvolveu um gerador de eletricidade no estilo transistor de efeito de campo que consegue, através das gotas de água, produzir uma voltagem bastante alta instantaneamente. Essa estrutura também pode ser chamada de DEG (gerador de eletricidade baseado em gotículas ).
De acordo com os testes, uma única gota de água pode gerar até 140V - energia suficiente para acender 100 lâmpadas de LED. Os cientistas também afirmaram que, sem essa nova estrutura, eles produziam "milhares" de vezes menos densidade de potência instantânea - não temos números exatos para quantificar esses "milhares".
Produção de carbono do mercado gamer equivale a 85 milhões de...
Cada Xbox One X, por exemplo, produz mais de uma tonelada do poluente em oito anos
"Para melhorar a eficiência da conversão, a equipe de pesquisa passou dois anos desenvolvendo o DEG. Sua densidade instantânea de energia pode atingir até 50,1 W/m2, milhares de vezes superior a outros dispositivos similares sem o uso de um design semelhante ao FET [transistor de efeito de campo]. E a eficiência de conversão de energia é notavelmente mais alta." - Trecho da publicação do Science Daily.
Para produzir isso, o novo projeto combina um eletrodo de alumínio com um eletrodo de óxido de índio e estanho em camadas com PTFE, um material que tem carga elétrica "quase permanente". Quando a gota cai na superfície, ela liga os eletrodos e cria um circuito em loop fechado. Se a chuva for contínua, a carga se acumula e, eventualmente, também satura.
"A energia cinética envolvida na queda de água é devida à gravidade e pode ser considerada livre e renovável. Deve ser melhor utilizada." - Wang Zuankai, um dos professores-líderes da pesquisa.
A descoberta foi publicada na última edição da revista Nature.
Via: Engadget, Sience Daily