Cientistas criam papel de parede inteligente que deixa sinal de WiFi 10x mais forte
Créditos: MIT

Cientistas criam papel de parede inteligente que deixa sinal de WiFi 10x mais forte

Tecnologia funciona ao refletir o sinal de internet, sem precisar de energia ou cabeamento

Cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveram um papel de parede inteligente que é capaz de amplificar em até dez vezes o sinal de uma rede de internet sem fio doméstica. Essa nova tecnologia também permite a criação de dispositivos conectados que sejam ainda menores do que os atuais.

16/01/2020 às 09:19
Notícia

Cientistas criam Xenobots, um "robô vivo" que consegue se reg...

A pesquisa desenvolveu um tipo de ser totalmente desconhecido na natureza

Durante a pesquisa – que foi conduzida no Laboratório de Ciências da Computação e Inteligência Artificial do MIT – os pesquisadores encontraram uma maneira de criar uma superfície que não apenas reflete como melhora a intensidade dos sinais de WiFi.

De acordo com o Daily Mail, isso permite que sejam criados produtos como pequenos sensores para detectar níveis de poluição internos ou alto-falantes inteligentes de tamanhos menores. Os autores do estudo falam até mesmo na possibilidade de surgirem dispositivos biomédicos que sejam injetados no corpo humano a partir dos resultados dessa descoberta.

Fonte: MIT

O grande problema para a criação de dispositivos de Internet das Coisas (Internet of Things ou IoT) até agora estava no tamanho das suas antenas de WiFi. Afinal, chega um ponto onde as antenas ficam tão pequenas que fica impossível de manter um sinal estável. Com as paredes amplificadoras de sinal, esse tipo de dispositivo começa a se tornar algo viável.

Os cientistas desenvolveram uma superfície inteligente chamada de RFocus, que foi pensada com a ideia de ser instalada como um papel de parede numa casa ou num escritório. Uma das melhores partes é que não é necessário alimentar a parede com energia elétrica ou com algum tipo de cabeamento.

Artigo Completo - RFocus: Practical Beamforming for Small Devices

Continua após a publicidade
Via: Daily Mail
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Estamos com a MI BAND 5! Veja o que a PULSEIRA INTELIGENTE da XIAOMI pode fazer

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.