HDs mais densos com 80TB da Showa Denko chegam em breve

HDs mais densos com 80TB da Showa Denko chegam em breve

Mais espaço no HD sem aumentar o número de discos

A empresa japonesa SDK (Showa Denko) anunciou que já está desenvolvendo sua próxima tecnologia de HDD com 80TB, e que ela deve chegar em breve ao mercado. A fabricante utiliza a tecnologia HAMR de alta densidade, gravação magnética assistida por calor que pode aumentar bastante a quantidade de dados armazenada. Essa tecnologia, agora atualizada, permite que seus HDDs de 3,5 polegadas possam atingir capacidades de 70TB a 80TB.

O HAMR é um método de gravação no qual ela "contorna" limitações físicas do hardware e também reduz custos de gravações. Essa tecnologia foi desenvolvida para solucionar os problemas de gravação magnética, oferecendo ao mesmo tempo resistência à instabilidade térmica e facilidade de magnetização. 

05/02/2020 às 19:30
Vídeo

TUTORIAL: Aprenda a clonar seu HDD para um novo SSD e não per...

É muito fácil copiar todo o seu sistema para um novo drive e vamos mostrar como!

A inovação dos novos HDs da SKD é baseada em uma fina camada magnética com ferro e platina, que gera partículas de cristal muito pequenas para escrever os dados. Os materiais em conjunto oferecem outra vantagem: podem suportar muito bem o calor.

A SDK também observa que a gravação magnética convencional (CMR) de ponta possui densidade de gravação de 1,14Tb/in², sendo que essa capacidade não deve crescer significativamente. Em contrapartida, a Showa Denko acredita que a mídia baseada em HAMR alcançará uma densidade de 5-6Tb/in² no futuro, o que aumentará a capacidade dos discos rígidos até 70TB - 80 TB por unidade de 3,5 polegadas, isso sem aumentar a quantidade de discos.

Para comparação, os HDDs de 16TB CMR (PMR + TDMR) de hoje usam nove discos, portanto, aumentar sua densidade em 5 vezes permitiria unidades com capacidades superiores a 80TB.

Via: AnandTech Fonte: SDK, Meu Positivo
User img

Mariela Cancelier

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

MAVIC AIR 2 - Uma análise de DRONE no PARAÍSO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.