Twitter começará a identificar fotos manipuladas e deepfakes
Créditos: Getty Images

Twitter começará a identificar fotos manipuladas e deepfakes

Medida visa ajudar a impedir que notícias falsas se espalhem no serviço de microblog

Como uma tentativa de impedir que notícias falsas se espalhem, o Twitter logo começará a rotular conteúdo enganoso. Isso inclui fotos "enganosamente editadas", vídeos deepfake e conteúdo manipulado que poderia causar "danos à segurança física, agitação civil generalizada, supressão de eleitores ou riscos de privacidade".

25/09/2019 às 15:41
Notícia

Google cria base de dados com 3 mil deepfakes para ajudar a c...

Com a medida, a empresa auxilia na criação de ferramentas anti-deepfakes

Para quem não sabe, o termo “deepfake” combina as palavras "deep learning" e "fake" e é usado para descrever uma técnica que combina imagens e sons usando inteligência artificial para criar situações falsas. Um exemplo disso é quando uma atriz famosa tem seu rosto colocado sobre o rosto de outra em um vídeo pornográfico para causar constrangimento.

De acordo com a Reuters, os esforços do Twitter vêm antes das eleições presidenciais de 2020. Com as eleições se aproximando, espera-se que haja muito conteúdo manipulado e deepfakes destinados a enganar o público e influenciar os eleitores. Em última análise, isso pode mudar o resultado das eleições. Vídeos deepfake são provavelmente o maior problema porque eles podem fazer parecer que alguém disse algo que não devia. O avanço da tecnologia também torna cada vez mais difícil a identificação de um vídeo deeepfake, como é possível ver no exemplo da Bloomberg.

Com a nova política do Twitter, o serviço de microblog aplicará o rótulo “Falso” em conteúdo identificado como manipulado. Isso inclui "quaisquer fotos ou vídeos que tenham sido 'significativamente e enganosamente alterados ou fabricados'", de acordo com informações da Reuters.

Yoel Roth, do Twitter, disse que o foco com esta nova política “é olhar para o resultado, não como ele foi alcançado”. Ele acrescentou que "o conteúdo poderá ser removido se o texto no tweet ou outros sinais contextuais sugerirem que ele provavelmente poderia causar danos".

As mídias sociais têm enfrentado muita pressão quando se trata de combater conteúdo falso e enganoso. Todas parecem estar lidando com isso de forma diferente. 

Por exemplo, o Facebook disse que removeria deepfakes e alguns outros vídeos manipulados, mas não todos eles. "Conteúdo satírico" supostamente permanecerá na plataforma, juntamente com vídeos editados "apenas para omitir ou alterar a ordem das palavras". O Instagram rotula conteúdo falso, mas o remove apenas das páginas Explorar e hashtag. Em alguns casos isto inclui manipulações criativas e artísticas de fotos.
 

Fonte: DIYPhotography
User img

Fabio Rosolen

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

CEO da Zoom pede desculpas por falhas de segurança em videoconferência

CEO da Zoom pede desculpas por falhas de segurança em videoconferência

Eric Yuan destacou as recentes atualizações de privacidade e prometeu levar as questões de segurança a sério


Intel se compromete a investir US$ 50 milhões para combater a Covid-19

Intel se compromete a investir US$ 50 milhões para combater a Covid-19

Empresa buscará acelerar pesquisas científicas e facilitar acesso de tecnologias a pacientes


Câmeras de segurança e babás eletrônicas são invadidas por hackers no Brasil

Câmeras de segurança e babás eletrônicas são invadidas por hackers no Brasil

PF investiga que mais de 141 equipamentos foram invadidos por cibercriminosos


Windows 10 roda com apenas 192MB de RAM em teste feito por adolescente

Windows 10 roda com apenas 192MB de RAM em teste feito por adolescente

Microsoft recomenda 1GB de memória RAM para a versão 32-bits


Update do Google Pixel 4 conserta pior falha do celular

Update do Google Pixel 4 conserta pior falha do celular

Com a atualização, desbloqueio facial do smartphone fica mais seguro