Tablets Wacom estão compartilhando dados de uso de apps com o Google Analytics
Créditos: SlashGear

Tablets Wacom estão compartilhando dados de uso de apps com o Google Analytics

Usuários podem interromper isso acessando as configurações no Wacom Desktop Center

Os tablets Wacom têm coletado dados sobre quais aplicativos os usuários abrem, e não está totalmente claro o que o Wacom está fazendo com eles. O engenheiro de software Robert Heaton disse que descobriu o comportamento depois de configurar seu tablet em seu novo laptop.

Quando Heaton precisou a aceitar a política de privacidade da Wacom, ele viu uma mensagem dizendo que "dados de uso agregado, informações de sessão técnica e informações sobre [seu] dispositivo de hardware" seriam compartilhadas com o Google Analytics. Heaton explicou em seu blog como ele criou um servidor proxy para ver que tipo de dados a Wacom estava coletando de seu computador e descobriu que ela estava gravando o nome de cada aplicativo que foi aberto.

Tablets Wacom estão compartilhando dados de uso de apps com o Google Analytics

Embora o Google Analytics seja amplamente utilizado por desenvolvedores e empresas para obter dados para entender seus clientes, não está claro por que a Wacom precisa ter acesso a quais aplicativos os usuários estão acessando. "O que requer mais explicação é por que a Wacom acha aceitável gravar cada vez que abro um novo aplicativo, incluindo o horário, uma sequência que presumivelmente me identifica exclusivamente e o nome do aplicativo", disse Heaton.

27/01/2020 às 19:18
Notícia

Avast vendeu dados confidenciais de usuários para empresas co...

Informações coletadas incluem histórico de navegação, dados de GPS e comportamento, além de várias ou...

Heaton observa que ele não foi o primeiro a descobrir esta seção da política de privacidade da Wacom, já que um post no Reddit do ano passado destaca que a política de privacidade mudou começando com a atualização de driver 6.3.27. "Você deu sua permissão para isso enquanto instalava o driver, mas não quando estava comprando o tablet", diz o post.

Felizmente os usuários podem optar por não aceitar a coleta de dados acessando as configurações no Wacom Desktop Center > clicando em "Mais" no canto superior direito > Configurações de Privacidade > e selecionando "Off" na caixa "Participe do Wacom Experience Program".

O suporte da Wacom no Twitter entrou em contato com Heaton para esclarecer que as informações estão sendo coletadas para "manter o computador seguro de aplicativos não baixados na loja de aplicativos", mas isso não é realmente uma explicação para o porquê do tablet precisa coletar informações pessoais do usuário.

Fonte: The Verge
User img

Fabio Rosolen

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Veja como proteger sua privacidade no Instagram nesse artigo com várias dicas

Veja como proteger sua privacidade no Instagram nesse artigo com várias dicas

Existem algumas formas bem interessantes de controlar quem vê seu feed, stories, etc.