Tablets Wacom estão compartilhando dados de uso de apps com o Google Analytics
Créditos: SlashGear

Tablets Wacom estão compartilhando dados de uso de apps com o Google Analytics

Usuários podem interromper isso acessando as configurações no Wacom Desktop Center

Os tablets Wacom têm coletado dados sobre quais aplicativos os usuários abrem, e não está totalmente claro o que o Wacom está fazendo com eles. O engenheiro de software Robert Heaton disse que descobriu o comportamento depois de configurar seu tablet em seu novo laptop.

Quando Heaton precisou a aceitar a política de privacidade da Wacom, ele viu uma mensagem dizendo que "dados de uso agregado, informações de sessão técnica e informações sobre [seu] dispositivo de hardware" seriam compartilhadas com o Google Analytics. Heaton explicou em seu blog como ele criou um servidor proxy para ver que tipo de dados a Wacom estava coletando de seu computador e descobriu que ela estava gravando o nome de cada aplicativo que foi aberto.

Tablets Wacom estão compartilhando dados de uso de apps com o Google Analytics

Embora o Google Analytics seja amplamente utilizado por desenvolvedores e empresas para obter dados para entender seus clientes, não está claro por que a Wacom precisa ter acesso a quais aplicativos os usuários estão acessando. "O que requer mais explicação é por que a Wacom acha aceitável gravar cada vez que abro um novo aplicativo, incluindo o horário, uma sequência que presumivelmente me identifica exclusivamente e o nome do aplicativo", disse Heaton.

27/01/2020 às 19:18
Notícia

Avast vendeu dados confidenciais de usuários para empresas co...

Informações coletadas incluem histórico de navegação, dados de GPS e comportamento, além de várias ou...

Heaton observa que ele não foi o primeiro a descobrir esta seção da política de privacidade da Wacom, já que um post no Reddit do ano passado destaca que a política de privacidade mudou começando com a atualização de driver 6.3.27. "Você deu sua permissão para isso enquanto instalava o driver, mas não quando estava comprando o tablet", diz o post.

Felizmente os usuários podem optar por não aceitar a coleta de dados acessando as configurações no Wacom Desktop Center > clicando em "Mais" no canto superior direito > Configurações de Privacidade > e selecionando "Off" na caixa "Participe do Wacom Experience Program".

O suporte da Wacom no Twitter entrou em contato com Heaton para esclarecer que as informações estão sendo coletadas para "manter o computador seguro de aplicativos não baixados na loja de aplicativos", mas isso não é realmente uma explicação para o porquê do tablet precisa coletar informações pessoais do usuário.

Fonte: The Verge
User img

Fabio Rosolen

O DONO de MARTE: cientista diz ter tornado o PLANETA VERMELHO habitável; entenda

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.