Netflix começa a usar o codec AV1 para gastar menos dados no Android
Créditos: Getty Images

Netflix começa a usar o codec AV1 para gastar menos dados no Android

AV1 está disponível em um número limitado de títulos para streaming através do app para Android

Em 2015 a Netflix anunciou que iria se unir à Amazon, Google, Intel e outras empresas para desenvolver codecs livres de royalties que funcionariam em dispositivos modernos.

09/04/2019 às 09:57
Notícia

Intel e Netflix anunciam novo codec de vídeo para fornecer te...

O SVT-AV1 possibilita serviços que variam de vídeo sob demanda a transmissão ao vivo de conteúdo

Anos depois, o resultado foi apresentado como o codec de vídeo AV1. Além de ser livre de royalties, o codec prometia usar 30% menos dados durante o streaming de vídeo em 4K com HDR.

Agora a Netflix anunciou em seu blog que começou a usar o codec de vídeo AV1 em um número limitado de títulos para o streaming através do seu aplicativo para Android. É importante destacar que os usuários precisam habilitar a opção para economia de dados nas configurações do aplicativo:

Netflix começa a usar o codec AV1 para gastar menos dados no Android

Uma das razões para limitar o uso do codec de vídeo AV1 é provavelmente a falta de suporte no hardware, o que pode resultar no aumento do uso da bateria em portáteis e smartphones durante a reprodução dos vídeos.

Você já pode habilitar o suporte para reprodução de vídeos codificados em AV1 ao invés de VP9 no YouTube, por exemplo, acessando a área Reprodução e desempenho nas configurações do site, mas ele exibirá um alerta indicando que o uso do codec para resoluções acima de 480p requer um PC mais potente:

Netflix começa a usar o codec AV1 para gastar menos dados no Android

A Netflix disse que pretende oferecer conteúdo codificado em AV1 em todas as suas plataformas. Ela acrescenta que o codec é adequado para dispositivos móveis, já que as redes celulares "não são muito confiáveis" e que seus clientes têm planos de dados limitados. O aumento da eficiência da compressão resulta no consumo relativamente mais baixo de dados, por isso faz sentido oferecer isso primeiro no aplicativo para smartphones.

A empresa diz que o codec de vídeo AV1 foi desenvolvido pela Alliance for Open Media, que é composta por diversas empresas, e que ele foi otimizado para reprodução de conteúdo da Netflix com profundidade de cores de 10 bits.

Continua após a publicidade
Fonte: Engadget, Netflix
User img

Fabio Rosolen

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.